PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
clínica de odontologia
clínica de odontologia

clínica de odontologia

O papel da clínica de odontologia na infância

Para que uma pessoa disponha de todo o amparo necessário no que se refere aos cuidados com sua saúde, é imprescindível que ela esteja em contato com profissionais da área. Quando um bebê nasce, o acompanhamento pediátrico é praticamente obrigatório, e essa rotina de visitas a esse médico se dá até que algum outro especialista dê continuidade ao acompanhamento do paciente na adolescência ou já na fase adulta. E para outras áreas da saúde, há profissionais que devem ser consultados como é o caso do dentista.

Mas quando se toca nesse assunto, uma dúvida frequente entre pais de primeira viagem, e até mesmo entre profissionais da área da educação infantil é em relação a idade em que uma pessoa deve ir pela primeira vez a uma clínica de odontologia. Muita gente imagina que esse estabelecimento deve ser procurado apenas quando aparecer algum problema na saúde bucal da criança ou somente quando começar a troca da dentição de leite (decíduo) pela permanente. Porém, nenhuma dessas alternativas está correta.

Ir à clínica de odontologia, aliás, tem como objetivo justamente prevenir problemas de saúde bucal, portanto, esse local não deve ser frequentado apenas quando já existe alguma adversidade em curso, mas sim antes, de modo a evitar que surjam problemas de qualquer natureza.

E sobre a troca da dentição, ela normalmente ocorre por volta dos seis anos de idade, podendo ser um pouco antes ou um pouco depois para cada indivíduo. Porém, nessa faixa etária é de extrema importância que a criança já venha fazendo um acompanhamento em uma clínica de odontologia. Contar com uma assistência profissionalizada nessa fase é importante para que o especialista dê orientações a respeito, inclusive, de como proceder quando o dente de leite estiver mole, o que se deve ou não fazer para estimular a “queda” do dente e então removê-lo com segurança.

Ir a uma clínica de odontologia de maneira regular é fundamental para que haja um trabalho preventivo e de orientação. E quando se trata do público infantil, o hábito de frequentar uma clínica de odontologia deve começar por volta dos cinco ou seis meses de idade, fase em que começam a despontar os primeiros dentinhos, e portanto, demanda uma atenção odontológica.

Porém, infelizmente não acontece sempre assim. Muitos pais ou responsáveis não têm a consciência a respeito da importância que tem esse cuidado na primeira infância. Alguns em função de não terem disposto dessa assistência na juventude, outros por falta de informação, os motivos são vários que levam um adulto a não compreender a relevância desse cuidado desde o início da vida de uma criança.

E é justamente na infância que é possível corrigir diversos problemas no que se refere, por exemplo, ao desenvolvimento da estrutura bucal. Aliás, não só é possível apenas corrigir dificuldades como também conter o princípio de algum problema de má formação ou algum outro desvio na estrutura óssea facial que normalmente tem grande impacto na saúde bucal ao longo da vida de uma pessoa.

Esses casos, por exemplo, são tratados em uma clínica de odontologia especializada em ortopedia facial do maxilar, área que trata, sobretudo, crianças e adolescentes com problemas no desenvolvimento dessa região do rosto. Os tratamentos normalmente consistem na utilização de aparelhos bucais que quando usados de maneira correta evitam que no futuro o indivíduo tenha que ser submetido a uma cirurgia bucomaxilofacial, por exemplo. E não é só isso, ao iniciar o tratamento quanto antes em uma clínica de odontologia especializada, a criança poderá evitar problemas como respirar exclusivamente pela boca, apneia do sono, mordida cruzada/torta, entre muitos outros.

E no caso de problemas estruturais, a clínica de odontologia especializada pode e deve ser visitada por uma criança acompanhada de pais ou responsáveis já por volta dos dois ou três anos de idade. Lembrando que a primeira visita à clínica de odontologia convencional deve ser feita bem antes, no primeiro semestre de vida da criança. Logo, o profissional odontologista que estiver acompanhando o desenvolvimento do paciente notar que há alguma dificuldade ou desvio na formação óssea e dentária, ele irá encaminhar a criança para um especialista da área de ortopedia facial.

Vale lembrar, que além dos problemas mencionados, há outros pontos em que pais e responsáveis devem ficar muito atentos que é em relação à higiene bucal. Uma criança, logo nas suas primeiras semanas de vida já se alimenta (mesmo que exclusivamente com leite materno), portanto, sua boca já abriga resíduos alimentares e já está suscetível ao contato com micro-organismos. Assim, ir à clínica de odontologia é fundamental para que o profissional possa dar todas as instruções a respeito de como higienizar a boca do bebê.

A propósito, é indicado que as mães e pais, antes do nascimento do filho, se encaminhem até uma clínica de odontologia, de preferência um local com um odontopediatra - especialista nos cuidados com a saúde bucal infantil - a fim de obter orientações a respeito desse assunto e assim já estejam preparados e saibam o que fazer quando o bebê chegar.

Lembrando que um dos problemas bucais mais comuns na infância é a cárie, causada justamente por uma higiene bucal inexistente ou ineficiente somada a uma alimentação rica em açúcar. Isso porque, quando passada a fase da amamentação como única fonte de nutrientes, a criança começa a ingerir frutas, bolachas, iogurtes e doces de maneira geral que acabam tornando o dente mais vulnerável ao surgimento de cáries. Por isso, a higienização bucal deve ser feita quanto antes e deve ser incluída na rotina da criança fazendo com que ela mesma tenha a iniciativa de escovar seus dentes e passar fio dental diariamente.

Problemas que podem ser evitados com higiene bucal

Um dos grandes inimigos de pessoas de todas as idades no que se refere a uma boa saúde bucal é, sem dúvida, a má higienização da cavidade oral. E isso não quer dizer que as pessoas não escovam seus dentes todos os dias, afinal, a maioria realiza essa ação cotidianamente. Porém, a quantidade e principalmente, a qualidade desse hábito normalmente não seguem os parâmetros recomendados pelos especialistas.

A começar pela quantidade da escovação, uma pessoa deve escovar os seus dentes no mínimo três vezes ao dia ou após as refeições - por isso recomenda-se evitar os famosos petiscos entre as principais refeições do dia. Isso porque dificilmente uma pessoa terá disponibilidade para escovar sua boca após cada alimento ingerido quando há muitas refeições/lanches/petiscos ao longo do dia. Uma outra medida importante nesse assunto é em relação ao tempo dedicado a cada escovação, que deve ser de aproximadamente dois minutos. Não adianta escovar os dentes três, quatro ou cinco vezes ao dia se for com pressa.

Já sobre a qualidade da higienização bucal - um dos fatores mais importantes do processo - pode-se medi-la pelo tipo de escova, pela frequência com a qual se renova esse objeto, pela quantidade e qualidade do creme dental, pelo uso diário (ao menos uma vez) do fio dental e pela utilização do enxaguante bucal, que pode ser usado diariamente ou em dias alternados para que seja realizada a limpeza de todas as áreas da boca como língua, gengiva e bochecha. Assim, diante de tantas informações, é indicado que se compareça a uma clínica de odontologia para conversar com o dentista a respeito disso, ou seja, para tirar todas as dúvidas e receber orientações sobre como deve ser feita uma boa higienização bucal.

Lembrando que a ida regular a clínica de odontologia é também uma parte importante e fundamental para que a higienização bucal seja reforçada por meio de uma profilaxia dentária (procedimento mais conhecido como limpeza) que deve ser feita em média a cada seis meses. E quando todas essas recomendações são seguidas a risca, uma pessoa consegue evitar problemas como:

  • Cárie - essa possivelmente é a doença bucal mais conhecida, especialmente porque é comum entre crianças e adultos. Seu surgimento se dá pela combinação de micro-organismos presentes na boca com resíduos de alimentos, formando um ácido danoso aos dentes. Inicialmente localizada no esmalte dos dentes, que é a camada mais superficial da dentição, quando não tratada em uma clínica de odontologia, ela pode chegar a polpa e demandar um tratamento de canal. Fora isso, uma cárie causa dores intensas e outros problemas que podem culminar na perda dentária;
  • Placa bacteriana - já esse problema possui uma característica bastante parecida com a situação anterior, porém, sua localização é, normalmente mais pulverizada, não se concentrando em apenas um dente. A diferença é que a placa não causa dores, e por isso muitas vezes é negligenciada e o indivíduo não procura por uma clínica de odontologia. Porém, se ignorada, essa camada de micro-organismos, também conhecida como biofilme, pode evoluir e se tornar um tártaro, e não para por aí, uma placa bacteriana é a porta de entrada para muitas doenças bucais;
  • Gengivite - uma das enfermidades bucais mais comuns causadas pela placa bacteriana/tártaro é justamente a gengivite - inflamação no tecido gengival que pode causar dor, inchaço e sangramento na gengiva. Quando não tratada logo e de maneira apropriada em uma clínica de odontologia, uma gengivite pode progredir e se tornar uma periodontite, inflamação super perigosa e que por sua vez pode danificar a estrutura óssea dos dentes, podendo levar, inclusive, à perda dentária;
  • Halitose - já esse problema, também conhecido como mau hálito, é extremamente desagradável, porém invisível e indolor, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico, ainda mais porque a razão para halitose pode ter inúmeras origens. E para quem sofre com esse problema, ir a uma clínica de odontologia é fundamental, pois o profissional ajudará a descobrir a causa para o mau hálito, que muitas vezes pode ser uma cárie, placa bacteriana/tártaro, ou algum outro problema que tenha como causa a má higienização bucal.

Saiba mais sobre o excesso de saliva

A saúde bucal é uma parte bastante complexa do organismo humano, e portanto, demanda um acompanhamento profissional em uma clínica de odontologia para que seja bem cuidada e assim se evite e trate problemas. E uma das enfermidades que pode ser combatida em uma clínica de odontologia é a hipersalivação, também conhecida como ptialismo ou sialorreia. Trata-se de uma pessoa que produz saliva em excesso, situação essa que embora seja considerada normal por muita gente não deve ser encarada como tal.

A hipersalivação deve ser tratada em uma clínica de odontologia para que o indivíduo se livre de engasgos frequentes e de situações de constrangimento sociais que podem ser provocadas devido a essa característica. Uma pessoa com a salivação dentro do normal produz em média um litro e meio de saliva por dia, material esse composto por água, muco e por outros elementos presentes no organismo. A função desse fluído corporal é ajudar na digestão, na fala, na remoção de germes presentes na boca e na cicatrização de feridas na região.

Mas, sem ir a uma clínica de odontologia, como saber se uma pessoa sofre com uma produção demasiada de saliva? Entre os principais sintomas incluem-se o hábito de cuspir constantemente, de babar e a dificuldade em engolir saliva justamente por tê-la em excesso. Junto a isso, normalmente uma pessoa com sialorreia sofre com desidratação, mau hálito e feridas em volta da boca, como por exemplo, lábios rachados. Se uma pessoa apresenta alguns desses sintomas ela deve procurar por uma clínica de odontologia para que então seja feita uma análise e o especialista em saúde bucal prescreva um tratamento.

E para ajudar a esclarecer um pouco mais sobre esse tema, confira quais são os grupos mais vulneráveis a esse problema: mulheres grávidas; pessoas que utilizam prótese dentária (e quando mal encaixada provoca uma série de problemas, entre eles o da hipersalivação); indivíduos com baixa coordenação oral; e pessoas que possuem dificuldade em manter a boca fechada. Crianças, adolescentes e adultos podem sofrer com esse problema.

Vale destacar que uma clínica de odontologia deve ser procurada assim que percebido o problema, ou se já houver algum indício de tal. Isso porque ela pode representar a presença de úlceras, problemas de garganta, sinusite, refluxo gastroesofágico, estomatite, amigdalite e demais infecções do gênero. Entre as opções de tratamento, normalmente o especialista a frente do atendimento irá aplicar métodos que melhoram o controle da língua, dos lábios, da deglutição e similares.

O importante é não permitir que um problema como esse seja negligenciado, pois ele pode gerar adversidades não só restritos a saúde bucal, mas também no que se refere ao âmbito psicológico. Uma pessoa com hipersalivação pode encontrar sérias dificuldades para se sentir segura para falar em público ou para participar de algum evento social, afetando diretamente o bem-estar e qualidade de vida. Ou seja, mais um importante motivo pelo qual não se deve deixar de ir a uma clínica de odontologia quando se tem o problema ou se há alguma dúvida em relação a existência dele.

Clareamento dental e o sonho dos dentes brancos

Um dos grandes desejos em termos de aparência física de praticamente todas as pessoas é em relação aos dentes. Ter uma dentição branca, alinhada e saudável de modo que o sorriso seja satisfatório para o próprio indivíduo pode-se dizer que trata-se de um sonho de consumo. Isso porque por meio de tratamentos modernos em clínica de odontologia é capaz de transformar esse desejo em realidade. Procedimentos de clareamento dental a laser, por exemplo, oferecem a pessoas a possibilidade de terem os dentes dos sonhos.

Muitas vezes a dentição, devido à passagem do tempo ou do consumo de determinados alimentos e bebidas ao longo da vida, acaba se tornando mais amarelada ou escurecida ante sua pigmentação natural, ou melhor, que deveria ser. Entre os itens que prejudicam a coloração dentária, destacam-se produtos de consumo diário para a maioria das pessoas, como café, refrigerante, vinho, chá, molho de tomate e outros alimentos e bebidas com muita pigmentação seja ela natural e/ou principalmente com corantes artificiais.

Fora isso, outras questões favorecem o escurecimento dos dentes, como é o caso, por exemplo, do cigarro. Quem fuma está altamente exposto a uma alteração da coloração dentária a médio e longo prazo, além de estar vulnerável a uma série de outras doenças bucais e de outras áreas do organismo. Um outro fator que contribui para uma mudança na pigmentação dos dentes é a má higiene bucal, que por meio de placa bacteriana e tártaro promove um aspecto amarelado e desagradável nos dentes. Aliás, o desconforto não é apenas visual nesse caso já que o tártaro possui uma textura porosa que pode ser sentida ao passar a língua sobre a dentição.

E como uma solução para esses tipos de problema cresceu a procura por clareamento dental a lasers em clínica de odontologia de todos os locais do mundo. Não é difícil encontrar celebridades de todos os ramos, seja da música, dos filmes, das passarelas, dos esportes e de outras áreas que possuem dentes super embranquecidos depois de terem se submetido a um processo de clareamento dental em uma clínica de odontologia. E isso se deve ao fato de que um sorriso branco é bonito, agradável e transmite uma sensação de boca saudável e bem cuidada.

E como uma das principais técnicas para clareamento, o laser é um dos mais modernos e utilizados, devendo ser manuseado apenas por um profissional dentro de uma clínica de odontologia. Em hipótese alguma uma pessoa deve ser submetida a um procedimento como esse fora da clínica de odontologia e sem a supervisão de um especialista da saúde bucal, que normalmente é um profissional da dentística - área da odontologia especializada em questões estéticas.

Além do laser, o dentista irá utilizar produtos químicos que devem ser manuseados com técnica e preparo de um profissional, pois se entrar em contato com a gengiva ou com os lábios, por exemplo, essas substâncias podem causar queimaduras. Quem tem receio de que os dentes irão chamar muito atenção por ficarem muito brancos e passando a sensação de ser algo extremamente artificial pode ficar despreocupado. Isso porque normalmente um tratamento sério e feito dentro de uma boa clínica de odontologia eleva dois ou três tons a cor do dente.

Antes de se submeter a esse procedimento, é importante que o paciente procure por uma clínica de odontologia e trata de possíveis enfermidades da saúde bucal, assim, com os dentes saudáveis vem a etapa do clareamento. Aliás, esse procedimento não é recomendado para pessoas com menos de 15 anos de idade, pois indivíduos tão jovens assim ainda não concluíram seu processo de formação do organismo. Já gestantes também não devem se submeter a um clareamento, mesmo em uma clínica de odontologia, pois os componentes presentes nesse tratamento podem ocasionar problemas tanto na própria saúde quanto na do bebê.

Vale dizer que se uma pessoa tiver alergia a algum componente do clareamento ela não deve ser submetida a ele. Já para quem conversou com o especialista em uma clínica de odontologia e está liberado para se submeter a esse clareamento pode ficar tranquilo, pois esse procedimento é totalmente indolor e quando feito em uma clínica de odontologia, é bastante seguro.

Normalmente são necessárias três sessões de clareamento dental a laser para que o tratamento chegue ao fim, e entre uma sessão e outra é indicado que haja um intervalo de 14 dias aproximadamente. Pode haver alguma variação, mas tudo é conversado e combinado entre o paciente e o dentista. Cabe destacar que durante o período de tratamento os dentes poderão ficar um pouco mais sensíveis do que o normal, mas depois, seguindo uma rotina de cuidados e um acompanhamento em uma clínica de odontologia a situação volta ao normal.

Entre os cuidados que se deve ter está uma atenção especial a alimentação, que deve evitar comidas e bebidas ácidas para não agravar a sensibilidade dentária, e também deve restringir o consumo de produtos muito corados. No mais, cuidar da higiene bucal com escovação três vezes por dia é fundamental. Uma dica importante é esperar algo em torno de 20 a 30 minutos entre o fim da refeição e a escovação para também se evitar a hipersensibilidade dentária.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba