Clínica odontológica infantil: dentes saudáveis
Clínica odontológica infantil é um serviço fundamental para que o desenvolvimento dos dentes da criança ocorra de forma saudável. Na realidade, o dentista que atua nesta área deve ser procurada pela futura mãe ainda na gravidez, para que possa trabalhar de forma preventiva possíveis problemas como gengivite e periodontite, que se não tratados podem resultar até em parto prematuro.
Após o nascimento do bebê, os pais devem levá-lo na clínica odontológica infantil aos 3 meses para que o especialista possa ensinar como fazer a higienização da gengiva e oferecer outras dicas para quando o primeiro dente chegar, por volta dos 6 meses.
O uso da chupeta ou do dedo por um período prolongado pode acarretar problemas nas arcadas dentárias da criança. As deformidades mais frequentes são a mordida aberta e a mordida cruzada posterior. Funções como fala, deglutição e respiração podem ser prejudicadas com esses hábitos. É muito importante os pais estarem atentos a esses problemas e fazer acompanhamento com um Ortodontista. Quanto mais cedo a criança se livrar desses hábitos, menores serão os problemas ocasionados por eles.
Prevenção na clínica odontológica infantil
A higiene oral do bebê deve ser iniciada antes mesmo do primeiro dente de leite nascer. Pode-se utilizar uma gaze ou fralda de pano molhada em água filtrada, ou até mesmo o soro fisiológico. Após o nascimento do primeiro dente de leite, a limpeza pode ser realizada com uma dedeira, a qual deve ser higienizada da mesma maneira que a chupeta e a mamadeira.
Depois que o pequeno completa o primeiro aniversário, a rotina da escovação deve ser a mesma indicada para adultos, três vezes ao dia, após as principais refeições. Não existe uma idade ideal para iniciar a utilização das pastas de dente com flúor, os pais devem observar se a criança consegue ou não cuspir. Por isso até a criança não apresentar coordenação motora para cuspir, a higiene deverá ser realizada com pasta de dente sem flúor. A partir dos 3 anos o trabalho na clínica odontológica infantil ganha importância:
- Nesta fase todos os dentes de leite terminaram de nascer;
- A criança apresenta coordenação motora já podendo utilizar pasta de dente fluoretada;
- Como forma de estimulo os pais realizarem a tarefa de escovar os dentes juntamente com os filhos;
- A criança já pode iniciar a tarefa sozinha, mas sempre com um responsável finalizando a escovação.
Um ponto que a clínica odontológica infantil deve priorizar ainda é o aspecto educativo da consulta, para que o atendimento ocorra da melhor maneira, sem maiores traumas para o pequeno, de forma que ele não desenvolva um medo exagerado de visitar o dentista.
Dentes de leite e permanentes na clínica odontológica infantil
A transição entre os dentes de leite para permanentes deve ser observada na clínica odontológica infantil. A importância da preservação e cuidado com os dentes de leite é o fato deles servirem de guia para erupção dos dentes permanentes. A perda precoce de um dente de leite traz complicações na mordida da criança, podendo levar a falta de espaço e necessidade de tratamento ortodôntico complexo. As trocas dentárias finalizam por volta dos 13 anos com a erupção dos caninos permanentes.