PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
consultório dentário
consultório dentário

consultório dentário

O que precisa ter um bom consultório dentário?

Quando o assunto é saúde bucal, são muitas as informações com as quais as pessoas precisam ter afinidade. Dentro desse tema complexo e bastante importante, é fundamental saber sobre a higienização bucal, sobre a escolha da escova, sobre a alimentação e hábitos que interferem diretamente nessa parte. Também é importante entender um pouco sobre o consultório dentário. Saber qual é a periodicidade de visitas, como entrar um bom e o que deve oferecer um qualificado consultório dentário são outros pontos relevantes dentro desse assunto.

E para esclarecer, é preciso compreender qual é a regularidade de visitas a um consultório dentário que uma pessoa deve seguir. Uma pessoa sadia, sem qualquer problema em sua saúde bucal deve ir a um consultório dentário pelo menos a cada seis meses. Em atendimentos semestrais, é possível que o especialista realize uma avaliação da boca e faça uma limpeza dental para que se remova qualquer indício de placa bacteriana e, assim, se evite o surgimento de tártaros e de outros problemas que vem com eles.

Já para um indivíduo que possui algum problema bucal, seja dental ou gengival e que necessite, portanto, realizar um tratamento, a frequência de idas ao consultório dentário irá aumentar. Porém, cada caso é tratado de maneira individual, e as visitas ao consultório dentário serão combinadas entre o paciente e o dentista de modo que o tratamento seja beneficiado. Um outro ponto bastante importante de se ressaltar é que crianças menores de um ano de idade já devem ser introduzidas ao consultório dentário quando começam a nascer seus primeiros dentes, ou seja, por volta dos seis meses de idade.

O especialista que irá fazer o acompanhamento da criança é o odontopediatra, profissional facilmente encontrado em quase todo consultório dentário. Assim como o pediatra, esse especialista é totalmente capacitado e preparado para compreender e tratar as demandas infantis e, assim, acompanhar o seu desenvolvimento até a adolescência. A periodicidade de visitas de uma criança a um consultório dentário também irá depender da individualidade de sua saúde bucal e, portanto, os intervalos entre os atendimentos deverá ser combinado entre o odontopediatra e os pais e/ou responsáveis pela criança.

Já para encontrar um bom consultório dentário, é importante que o paciente faça uma boa pesquisa na internet e utilize uma base de comparação que envolva pelo menos três diferentes consultório dentário. Buscar na web informações relativas ao histórico da empresa, ler sobre as opiniões dos usuários e conhecer quais são os serviços oferecidos pelas empresas que está comparando é fundamental. Aliás, esse é o principal critério para chegar na melhor opção.

De nada adianta levar em consideração apenas os preços praticados em um consultório dentário. É fundamental considerar se os serviços atendem às suas necessidades e as da sua família. Assim como é recomendado verificar a possibilidade da contratação de um convênio, pois, do ponto de vista financeiro, e também sob a ótica da praticidade no dia a dia, frequentar um consultório dentário que pertença a um plano odontológico é muito mais vantajoso. E os benefícios se aplicam tanto para a contratação de um convênio individual quanto para a aquisição na modalidade familiar, o que torna ainda mais econômico o serviço.

E para que um consultório dentário ofereça conforto, praticidade e qualidade, ele deve dispor de uma boa localização, fácil acesso em termos de mobilidade urbana, deve ter funcionamento 24 horas, além de ser bem equipado. Um bom consultório dentário deve contar com instrumentos e maquinários modernos, automatizados e em bom estado, oferecendo total segurança ao paciente. Além do mais, o consultório dentário deve ser abastecido por produtos pertinentes à área odontológica para que todo e qualquer procedimento seja feito com perfeição e tranquilidade.

Mas quando se fala nos elementos que compõem um bom consultório dentário não há como não mencionar (aliás, esses são os protagonistas desse estabelecimento) os profissionais que ali trabalham. Tanto os colaboradores da parte da recepção e do atendimento ao cliente de modo geral, quanto os dentistas e especialistas que realizam as consultas. Todos esses integrantes de um consultório dentário devem ser qualificados, atenciosos e prestativos as demandas dos pacientes. Assim, com tudo isso em dia, fica muito mais fácil, tranquilo e até estimulante ir ao consultório dentário de maneira regular para cuidar da saúde bucal.

Fora tudo isso, quando se conta com um consultório dentário na rede particular - seja dentro do convênio ou não - ainda há a comodidade na hora de se comunicar com esse estabelecimento. Seja por meio de uma ligação telefônica ou via meios eletrônicos como site, e-mail, chat ou até aplicativo. Assim, é possível agendar ou remarcar uma consulta, fazer alguma solicitação, tirar dúvidas ou se comunicar com alguma outra finalidade sem sair de casa e sem gastar tempo.

Todas essas conveniências encontradas em um consultório dentário privado, infelizmente, quase nunca estão disponíveis em consultório dentário alocados em hospitais da rede pública. E, com isso,é comum que a população se sinta desmotivada a se submeter a um acompanhamento em um hospital ou posto de saúde público. As demoradas filas de espera que podem levar meses para o simples agendamento de uma consulta e toda a precariedade da estrutura do consultório dentário não provém a assistência odontológica necessária.

Por dentro da anatomia dos dentes

Agora que já o assunto consultório dentário foi destrinchado, é preciso discorrer sobre a saúde bucal em si e sobre tudo o que a compõe. A anatomia da cavidade oral, ou seja, da boca, não é conhecida como deveria pela maioria das pessoas. E esse conhecimento ajuda, inclusive, a cuidar melhor da saúde bucal e a prevenir problemas. Afinal, uma boca saudável não significa apenas um sorriso branco, vai muito além disso. Cada parte da boca, seja ela os dentes, a gengiva, a língua e a bochecha possui uma diferente e importante funcionalidade para que a cavidade oral esteja saudável.

E, claro, os protagonistas de uma boca saudável são eles, os dentes. Um adulto com sua dentição completa possui 32 dentes - já incluindo os quatro dentes do siso, que normalmente nascem no final da adolescência e no começo da fase adulta, mas que não são iguais para todo mundo em termos de quantidade. Ainda sobre os dentes do siso, ou do juízo, como são conhecidos, muita gente os extrai devido aos incômodos que ele traz na ocasião de seu nascimento, e aí a quantidade de dentes na boca de uma pessoa adulta cai para 28 unidades.

A dentição é dividida em quatro categorias, partindo do centro do sorriso: os incisivos (que são os da frente), os caninos (os que possuem um formato um pouco mais pontiagudos), os pré-molares (em uma posição intermediária) e os molares (situado ao fundo da boca). Os sisos são denominados como terceiro molar, mas que nem todo mundo tem e não há problemas nisso, desde que tenha sido feito um acompanhamento em um consultório dentário.

Os dentes possuem a função de mastigar os alimentos e, portanto, devem estar em bom estado para que a trituração seja a mais eficiente possível. Além disso, a dentição serve como um apoio para a língua na hora da fala. Isso sem contar no impacto estético que os dentes são capazes de proporcionar, sendo uma parte bastante importante não só para a aparência, mas para o bem-estar de uma pessoa.

Os dentes começam a nascer por volta dos seis meses de idade e são chamados de decíduos, mais conhecidos como dente de leite. É nessa época, inclusive, que uma criança deve começar a frequentar o consultório dentário. Tais dentes nascem, crescem e depois dão lugar a dentição permanente: processo esse que se conclui já na adolescência, por volta dos 13 anos (faltando apenas os dentes do juízo, que costumam nascer entre os 16 e os vinte e poucos anos).

Mas, mesmo com um considerado prazo de validade, os dentes de leite devem ser bem cuidados e receber total atenção, haja vista que, por serem menores, a cárie tem um caminho mais fácil para chegar a polpa dentária. Além do mais, problemas como esses podem ser transmitidos do decíduo para o dente permanente. Por isso, não se deve vacilar com a alimentação e higienização bucal dos pequenos.

Sobre a funcionalidade exata de cada grupo de dentes, em linhas gerais ela pode ser classificada da seguinte maneira:

  • Os incisivos têm o papel de cortar os alimentos, normalmente são o primeiro contato da boca com o alimento;
  • Já os caninos, mais afiados, têm a função de rasgar a comida, de dividi-la em partes menores dentro da boca;
  • Os pré-molares ficam incubidos de amassar os alimentos durante o processo de mastigação que, aliás, não deve ser tão rápido quanto parece;
  • E, assim finalizando, os molares são os responsáveis pela etapa da trituração dos alimentos. Vale destacar que a mastigação é a primeira fase da digestão alimentar, e que, portanto, deve ser bem executada para que não se tenha problemas estomacais ou intestinais.

A função da gengiva e da língua

A saúde bucal, para ser considerada saudável, deve estar com os dentes sadios, mas também com a gengiva e língua em bom estado, pois ambas as partes são essenciais para um bom funcionamento da boca. E, para isso, cuidados na higiene e em outras ações do dia a dia são fundamentais.

A gengiva, por exemplo, possui a função de proteger e dar estrutura a raiz dos dentes. Formada por um tecido epitelial vascularizado, essa mucosa deve ser muito bem cuidada para que ela não seja ferida e nem seja alvo de infecções como a gengivite. A propósito, pacientes com gengivite são muitos comuns em um consultório dentário e isso acontece porque essa inflamação tem como origem a presença de placas bacterianas. Essas, por sua vez, são camadas de micro-organismos que se fixam na superfície dos dentes quando a higiene bucal não é bem feita.

Se uma pessoa consome, especialmente, alimentos industrializados e carboidratos refinados feitos com farinha branca como pães, bolachas, salgadinhos e muitos outros produtos do gênero, há uma tendência de formação de placa bacteriana (ou biofilme) nessa localidade. E aí então está aberta a porta para o tártaro, a gengivite, a periodontite, entre outros problemas bucais.

E quando se fala na higiene bucal, é fundamental que a gengiva também receba sua merecida parcela de atenção, haja vista que ela também compõe a saúde bucal. Um dos cuidados fundamentais é em relação à escovação, que deve ser feita com uma escova de cerdas macias e sem o uso de força excessiva para que não haja ferimentos na gengiva. Vale ressaltar que não é normal que a gengiva sangre durante a escovação. Se isso acontece com frequência, procure por um consultório dentário.

Além disso, é indicado que, diariamente ou ao menos três a quatro vezes por semana, seja feito um bochecho com enxaguante bucal antisséptico. Essa simples ação faz com que a boca seja higienizada por inteira, ou seja, além dos dentes, a gengiva, a língua e a bochecha também ficam limpas. Mas ainda há outros cuidados em relação ao tecido gengival, como, por exemplo, o hábito de beber bastante água diariamente, ao menos dois litros, mas que pode variar conforme algumas características de saúde. Assim, se evita que essa mucosa fique ressecada e, consequentemente, se previne ferimentos e outros problemas advindos da desidratação.

Já se sabe que o cigarro é um vilão para a saúde em diversos aspectos, contudo, no que se refere a saúde bucal, além poder causar câncer e de amarelar os dentes, pode escurecer a gengiva cujo aspecto natural é rosado. Quanto a alimentação, recomenda-se que itens pontiagudos ou mais afiados como casca de pão, espinho de peixe e similares sejam mastigados com muita cautela para não ferir a gengiva.

E além dos dentes e da gengiva há um outro componente fundamental para a saúde bucal: a língua. Quanto à ela, a higiene faz uma grande diferença, tanto do aspecto da própria saúde quanto na estética, afinal, uma língua com aparência suja não é agradável. E mais, limpar corretamente a língua é um requisito obrigatório para quem deseja evitar a halitose. Sim, por incrível que pareça, ela é a responsável por cerca de 60% dos casos de mau hálito que chegam a um consultório dentário.

Também conhecida como saburra, uma espécie de pasta branca presente na língua que faz com que seja exalado o odor desagradável. E isso acontece porque essa camada esbranquiçada é o resultado da junção de micro-organismos com restos de alimentos que vão se acumulando nas papilas e, assim, se tornam um incômodo visual e aromático. Não adianta remover todas as impurezas dos dentes se a língua estiver suja, além da má impressão estética e do mau hálito, há também um gosto ruim na boca que denuncia essa situação.

Para evitar passar por esse constrangimento, o ideal é escovar os dentes após as refeições e não esquecer de higienizar a língua. Para isso, dê preferência às escovas de dente com limpador lingual. Fora isso, o enxaguante bucal antisséptico continua sendo um aliado. Se preciso for, converse com um profissional em um consultório dentário a respeito de como cuidar melhor de sua língua, afinal, ela é bastante importante para a fala e para que se mastigue e sinta o sabor dos alimentos.

Mau hálito infantil, como lidar com ele?

A halitose é um problema bastante desagradável e que, infelizmente, atinge adultos e crianças de todas as idades. E assim como no caso de pessoas adultas, os pequenos desenvolvem halitose bastante em função de algum problema na saúde bucal. E para que essa adversidade seja revertida o quanto antes é imprescindível que os pais e responsáveis fiquem atentos ao odor exalado pela cavidade oral da criança, haja vista que muitas não têm discernimento para saber se estão ou não com halitose.

E esse problema deve ser verificado para que não gere incômodo no convívio para a criança, pois a halitose tem a capacidade de interferir nos relacionamentos pessoais. Nessa fase da vida é importante que o indivíduo não encontre empecilhos desse tipo para poder se relacionar com outras pessoas, especialmente com outras crianças. Vale ressaltar, ainda, que problemas nessa faixa etária podem resultar em traumas e consequências psicológicas no resto da vida de uma pessoa.

Por isso, é importante que pais e/ou responsáveis fiquem de olho na boca da criança inclusive após a escovação, pois a halitose se manifesta também nessa fase e é mais fácil de ser percebida. Haja vista que o normal é quando uma pessoa escova os dentes - seja ela criança ou adulto - o odor fique refrescante, agradável, com toques do creme dental. Mas se após essa ação o mau hálito se fizer presente, é hora de ir até um consultório dentário.

Há ainda duas situações em que o mau odor bucal é natural: quando a criança ingere algum alimento muito condimentado, inclusive com alho e cebola em excesso, ou quando ela acaba de acordar. Igualmente como funciona com o hálito dos adultos, após a boca passar muito tempo sem salivação - fato normal que ocorre após o sono -, pode haver uma halitose temporária, que deve ser eliminada na escovação e desjejum. Se isso não ocorrer, a criança deve ser levada a um consultório dentário para um atendimento com um odontopediátrico.

Crianças que respiram pela boca ou que não bebem a quantidade de água que deveriam também tendem a ter um hálito mais desagradável. Porém, não é algo que não deve ser encarado como natural e deve ser tratado em um consultório dentário. No caso da respiração bucal, por exemplo, pode ser que algum problema na estrutura óssea facial ou no posicionamento dos dentes leve a esse quadro. E, assim, um acompanhamento deve ser iniciado.

Fora isso, uma situação bastante comum de halitose em crianças é quando elas possuem alguma inflamação nas vias respiratórias como sinusite ou rinite, ou ainda que sofram com refluxo gastro-esofágico ou diabetes. Sendo assim, deve haver um acompanhamento com um odontopediatra em um consultório dentário e um pediatra.

Já no caso de problemas bucais como cáries e placa bacteriana, situações, infelizmente, bastante comuns na infância, especialmente porque a alimentação nessa faixa etária é açucarada e nem sempre a higienização bucal é feita da maneira adequada, a halitose é uma constante. Fora isso, é preciso considerar que problemas como cárie tendem a avançar mais rapidamente na dentição infantil devido ao tamanho reduzido do dente, facilitando a ação dos micro-organismos.

Por isso, é essencial que os hábitos de higiene bucal sejam ensinados e cultivados na infância para que a criança não passe pelas desagradáveis consequências de uma cárie, que pode levar inclusive, a necessidade de se realizar um tratamento de canal. E vale ressaltar que todos os cuidados destinados a dentição permanente devem ser também dedicados aos dentes de leite. Isso porque as bactérias podem chegar a polpa dentária e prejudicar o dente permanente.

Nessa toada, é importante que a criança seja levada ainda em seu primeiro ano de idade ao consultório dentário, e que seja conduzida a esse estabelecimento com regularidade enquanto for de responsabilidade de seus pais e responsáveis. Assim, quando ela for adulta e tiver autonomia para tal, ela terá consciência a respeito de ir ao consultório dentário e continuará frequentando esse local. Fora que, quando uma criança está habituada a ir ao consultório dentário, ela não desenvolverá medo do dentista ou do ambiente.

Além disso, é fundamental que os hábitos de higiene bucal sejam cultivados na criança assim que começam a nascer seus primeiros dentes. No início, pais e responsáveis é quem irão conduzir a limpeza bucal do bebê, aliás, é importante que a criança seja levada a um odontopediatra nos seus primeiros meses de vida para que o profissional ensine como essa higiene deve ser feita. Quando a criança for um pouco maior e já puder escovar seus próprios dentes, ela deve ter posse de uma escova apropriada para sua idade, além de um creme dental infantil e de uma estrutura que possibilite a escovação, como o fácil acesso à pia do banheiro e, se possível, com a supervisão de um adulto.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba