PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
consultório dentista
consultório dentista

consultório dentista

Perda óssea: um problema comum tratado no consultório dentista

São muitas as causas que podem levar uma pessoa a precisar se consultar em um consultório dentista, e muitas delas são relacionadas a uma higiene bucal deficiente. E esse é o caso de um problema perigoso e que traz inúmeras consequências negativas para uma pessoa: a perda óssea. Essa situação é comum em idosos, pois com o passar do tempo, há um desgaste na massa óssea e ele é perceptível para uma pessoa dessa faixa etária, que normalmente fica mais frágil a quedas e a fraturas nos ossos do corpo. E com a parte bucal e dentária não é diferente.

Mas além disso, pessoas jovens têm procurado por consultório dentista relatando esse problema ou com suspeitas de tal. E isso acontece muito em função de uma doença bucal chamada periodontite, que leva, entre outras consequências, a perda óssea. Essa enfermidade de nome um pouco complicado, infelizmente, não é rara e pode acometer pessoas de todas as faixas etárias. A periodontite pode ser caracterizada por uma inflamação no tecido ósseo que danifica a estrutura dentária em sua base, ou seja, em sua parte mais importante.

Mas, como então uma pessoa “contrai” periodontite, principal razão que leva a perda óssea em indivíduos não idosos e chega ao consultório dentista com essa queixa? Essa doença é caracterizada como uma evolução de uma gengivite, que é uma inflamação que acomete o tecido gengival, comumente causada pelo avanço da placa bacteriana e/ou tártaro, que por sua vez aparece quando a higiene bucal não está ocorrendo como deveria.

Ou seja, se uma pessoa não escova os dentes após as refeições ou no mínimo três vezes ao dia e nem utiliza fio dental diariamente, possivelmente ela irá desenvolver uma camada de biofilme - placa bacteriana -, que quando não removida em seu estágio inicial se transforma em tártaro e pode levar a uma gengivite, que por sua vez, se não contida em uma fase primária pode dar início a uma periodontite e assim gerar a perda óssea.

Por isso, é altamente importante ir ao consultório dentista assim que notar qualquer coisa diferente nos dentes como, por exemplo, uma camada pegajosa e transparente que se acomoda sobre a dentição dando a impressão de que os dentes não estão totalmente limpos mesmo após a escovação. Conter essa manifestação inicial é fundamental para que outras enfermidades bucais não tenham espaço. A perda óssea, por exemplo, é apenas uma das consequências trazidas pela periodontite, que também provoca mau hálito, dores intensas nos dentes e em casos graves leva a perda do dente.

Quanto a perda óssea, muita gente não conhece exatamente sua importância, até porque para quem não estuda ou trabalha no ramo odontológico ou em um consultório dentista de maneira geral, dificilmente irá pesquisar sobre esse assunto. Mas, é interessante entender o papel dessa parte da estrutura bucal para cuidar melhor dela. A parte óssea do dente é, por exemplo, a responsável pela mobilidade dentária conduzida por um tratamento ortodôntico. Ela também garante a resistência dos dentes, sendo os ligamentos que fixam a raiz dental aos ossos.

E quando há o desgaste do osso alveolar (protagonista desse tema), o paciente pode chegar ao consultório dentista com queixas de sangramento, dor na região do dente, halitose e dificuldade para mastigar. Além do mais, é comum que nesses casos haja uma retração da gengiva, o que implica em uma exposição maior da região próxima da raiz dentária, levando o indivíduo a sofrer com problemas de sensibilidade dentária além de modificar significativamente a aparência do seu dente, interferindo negativamente no visual, no sorriso de uma pessoa.

Fora isso, um indivíduo pode identificar uma situação de perda óssea antes de ir ao consultório dentista se observar, por exemplo, que há algum espaçamento anormal entre os dentes ou então alguma movimentação imprópria na dentição. Além disso, se houver o acúmulo de resíduos alimentares onde antes não havia é hora de ligar o sinal de alerta e de procurar por um atendimento em um consultório dentista quanto antes.

Ou seja, a perda óssea, a periodontite, a gengivite, o tártaro e a placa bacteriana são vilões da saúde bucal e podem perfeitamente serem evitados na grande maioria dos casos. E para não precisar ir ao consultório dentista devido a algum sintoma de uma doença em curso, é fundamental além de manter uma boa rotina de higiene bucal, uma alimentação equilibrada e, principalmente, uma rotina de visitas ao consultório dentista para que assim a saúde bucal esteja sempre monitorada por um profissional da saúde.

Fazer um acompanhamento regular em um consultório dentista é fundamental para que essa e outras doenças bucais sejam evitadas. Além de o especialista poder avaliar de tempos em tempos como anda a saúde bucal do paciente, é indicado que, ao menos a cada seis meses esse indivíduo seja submetido a uma limpeza dentária. Esse procedimento é bastante conhecido por muita gente, pois possivelmente, pelo menos uma vez na vida, a maioria das pessoas já se submeteu a uma limpeza em um consultório dentista.

Porém, para que a saúde bucal seja realmente bem cuidada e bem tratada, é essencial que esse procedimento seja realizado no mínimo duas vezes por ano e não uma vez a cada cinco ou 10 anos. Por meio de uma limpeza, que é considerado um dos tratamentos mais simples, rápidos e econômicos em qualquer consultório dentista é possível eliminar a placa bacteriana dos dentes e não permitir que ela evolua. Vale dizer que além de remover essa camada de micro-organismos, uma limpeza regular evita outros problemas como a famosa e temida cárie, por exemplo.

Vale salientar que quanto antes o consultório dentista for procurado, maiores serão as possibilidades de tratamento e mais rápido será o resultado. Quando procurado um consultório dentista, certamente o periodontista (especialista nesse tipo problema) irá solicitar um exame radiográfico, o que demandará mais algum tempo até que esse seja feito no próprio consultório dentista ou em algum laboratório, portanto, não se deve esperar nem mais um dia quando se percebe um ou mais sintomas. Todo tempo é valioso, pois se trata de sua saúde, o bem maior que uma pessoa pode ter.

A importância do tratamento ortodôntico

Muitas pessoas não tiveram a oportunidade de cuidar dos dentes quando eram crianças ou adolescentes, e assim cresceram convivendo com problemas na arcada dentária como, por exemplo, o posicionamento dos dentes, que em muita gente é separado, avantajado, recuado, torto ou desalinhado de modo geral. E tais condições fazem com que se tenha problemas na fala, na mastigação e até na respiração.

Por isso, procurar por um consultório dentista para dar início a um tratamento ortodôntico é fundamental, agora, dar continuidade em um tratamento já iniciado é tão importante quanto começar um. Por isso, quem já utiliza um aparelho ortodôntico, seja ele fixo ou móvel, mas está pensando em abandonar o tratamento ou então não está mais frequentando o consultório dentista para as devidas manutenções mensais deve repensar sua decisão e avaliar o que se ganha mantendo esse acompanhamento. Entre os principais benefícios conquistados por meio desse tipo de tratamento incluem-se:

  • Manter o que já foi conquistado, afinal, para a colocação de um aparelho há uma aplicação de tempo e dinheiro que não deve ser desperdiçado. Parar com o tratamento antes de sua conclusão significa que os dentes poderão voltar a sua posição original e todo o progresso será perdido;
  • Dentro desse contexto, cabe destacar que quando uma pessoa coloca um aparelho em um consultório dentista, os dentes começam a se movimentar, e se esse trabalho é interrompido, a mobilidade dentária não tratada e/ou orientada pode gerar algum problema como enfraquecimento dos dentes;
  • Fora isso, quando um, ou melhor, quando os dentes estão tortos, pois normalmente trata-se de mais de uma unidade, e não há um acompanhamento regular em um consultório dentista, há uma grande tendência para a formação de placa bacteriana e cárie, especialmente porque a higienização é dificultada em casos em que há uma sobreposição dentária, dentes encavalados ou outros problemas. Além do mais, em uma visita mensal ao consultório dentista, o ortodontista pode detectar quaisquer adversidades que estejam surgindo nos dentes;
  • O aspecto visual é um dos mais atingidos pela decisão de interromper o tratamento ortodôntico, e as consequências podem ser percebidas no próprio posicionamento dos dentes, que fica totalmente prejudicado e também na coloração dentária, especialmente nos casos em que o aparelho fixo estiver sendo negligenciado. Assim, se deixado na boca mais tempo que o necessário, por exemplo, o consumo de alimentos e de bebidas, especialmente pigmentadas como café ou molho de tomate, pode provocar manchas nos dentes;
  • Fora isso, em linhas gerais, um tratamento interrompido e que precisa começar do zero muitas vezes faz com que a pessoa necessite realizar novos exames e assim dedique de um custo financeiro pela segunda vez.

O que é preciso saber sobre um abscesso dentário

A ida ao consultório dentista deveria ser algo, na grande maioria das vezes, tranquilo, dentro da rotina de todas as pessoas. Esse é um lugar que deveria ser visitado de maneira regular para que diversos problemas bucais fossem evitados e quando não fosse possível, fossem contidos em seu início. Porém, não é nessa tranquilidade toda que uma pessoa com abscesso dentário vai a um consultório dentista. Normalmente, quem passa por essa situação está sentindo fortes dores e está sofrendo com grandes desconfortos devido a esse problema.

E um dos grandes símbolos de um abscesso é a formação de uma bolha de pus que se dá sobre o dente e/ou gengiva, normalmente no espaço entre as duas partes, afetando a região próxima à raiz, em decorrência de uma inflamação bacteriana. Essa situação, além de dores, gera inchaço e um grande desconforto para realizar qualquer movimento com a boca. E em meio a esse contexto de grande incômodo, muitas pessoas ao invés de recorrerem a um consultório dentista quanto antes, acabam tentando furar a bolha de secreção ou então se automedicar.

Ambas as alternativas são equivocadas, pois colocam a saúde em risco, entretanto, a intenção de furar a bolsa de pus com qualquer objeto sem ser dentro de um consultório dentista e sem ser conduzida por um profissional da área da saúde pode agravar a infecção de maneira rápida e perigosa. Dessa maneira, é imprescindível procurar por um consultório dentista o mais rápido possível.

Mas normalmente, o que causa esse quadro infeccioso? São várias as possibilidades, mas a mais conhecida e comum é, sem dúvida, uma cárie, que é o resultado de uma alimentação desequilibrada e rica em açúcar com uma higiene bucal deficiente. Em casos mais graves, o abscesso dentário pode ocasionar enjoos, vômitos, febre e diarreia. Por isso, é indicado que não se perca tempo e procure por um consultório dentista quanto antes.

Um dente nesse estado é foco de infecção em todo o corpo, e assim, a saúde, não apenas a área bucal, é colocada em risco, inclusive de óbito nos casos mais avançados da doença. Saúde bucal é coisa séria e deve ser tratada como tal. Por isso, no lugar de furar a bolha de pus, procure por um consultório dentista para que o especialista possa drenar essa secreção de maneira apropriada e com total segurança. Se for necessária a ingestão de algum medicamento, seja um anti-inflamatório ou antibiótico, esse remédio deverá ser prescrito pelo especialista.

O profissional também poderá solicitar algum exame como um raio-x para ter uma noção mais precisa a respeito da situação da raiz do dente. E quando a drenagem e os medicamentos não forem o suficiente para o tratamento, pode ser que um tratamento de canal seja o indicado, e em casos em que há um comprometimento muito grande do dente, a extração pode se apresentar como a melhor solução.

Mas como então prevenir esse problema que pode ser tão perigoso para a saúde? O abscesso dentário pode ser evitado por meio de uma boa higienização bucal que envolve escovação no mínimo três vezes ao dia ou após as refeições. E claro, essa escovação deve ser feita nessa quantidade e com qualidade, com uma boa escova, com creme dental com flúor e, principalmente, com tempo e atenção. Uma boa higiene bucal deve dispor de pelo menos dois minutos de escovação e deve ser feita com calma, sem movimentos com força demasiada ou muito breves.

O fio dental também não deve ser esquecido em hipótese alguma, é parte fundamental da higiene bucal, pois ele chega onde a escova não alcança e elimina resíduos de alimentos que podem se tornar foco de cárie. Esse item deve fazer parte da rotina de uma pessoa pelo menos uma vez por dia. Se possível, é indicado que todas as pessoas, sejam elas crianças ou adultas, vão até um consultório dentista e tirem todas as dúvidas sobre como deve ser feita uma boa higiene bucal. Afinal, ninguém melhor do que um especialista em odontologia para saber e explicar o passo a passo de uma boa higienização.

No mais, ir ao consultório dentista regularmente é um outro passo fundamental para se evitar problemas como cárie, abscesso dentário e muitos outros problemas. Vale destacar que além da saúde, uma pessoa com tais adversidades em sua saúde bucal também tem prejuízos estéticos, haja vista que dentes com cáries, placa bacteriana, tártaro ou com abscessos ficam visivelmente anormais. A dentição pode ficar com manchas esbranquiçadas, pode ficar amarelada, escurecida, e a gengiva também não escapa, pois pode ficar avermelhada, inchada ou retraída. Ou seja, ir ao consultório dentista é muito mais do que simplesmente tratar do dente, é cuidar de si mesmo, de sua aparência, bem-estar, autoestima e qualidade de vida.

Saiba como e porque preservar o esmalte do dente

Muita gente pode não saber, mas o dente é composto por algumas camadas, não trata-se de “uma coisa só”, em um consultório dentista é possível visualizar com mais detalhes em algum cartaz ou material explicativo. E uma dessas camadas, a mais superficial e, portanto, mais exposta de todas é o esmalte. Esse material é relativamente fino e recobre a dentina, que por sua vez é um tecido mais duro e mineralizado que protege a principal parte dos dentes. O esmalte é um tecido resistente, porém, que demanda alguns cuidados para que seja preservado e para que cumpra o seu papel de oferecer proteção as camadas internas do dente.

Composto por minerais, água e materiais orgânicos, o esmalte possui uma coloração que pode transitar entre o amarelo claro e o branco acinzentado, porém normalmente é translúcido. Nas margens do dente, em que não há a dentina como “fundo”, a cor pode ser até um pouco azulada. Sua espessura varia ao longo da superfície do dente.

Conhecendo as características desse importante componente dentário, e sabendo qual é sua função, que é a de proteger a dentina, camada intermediária do dente. Sabe-se que o esmalte está na linha de frente e, portanto, necessita de alguns cuidados para que não cause problemas. A primeira medida para se cuidar dessa parte e do dente como um todo é manter o hábito de ir ao consultório dentista no mínimo uma vez a cada seis meses quando se está com a saúde bucal em dia, sem que haja a necessidade de um tratamento mais específico. Vale esclarecer que ir ao consultório dentista deve ser um compromisso presente no calendário de pessoas de todas as idades independentemente da saúde bucal, o que muda é a frequência, que pode ser maior para algumas pessoas e menor para outras.

E um dos benefícios de uma ida ao consultório dentista para o esmalte do dente é a aplicação de flúor, que pode ser feita conforme o especialista considerar necessário, reforçando ainda mais a camada protetora dos dentes. Mas fora isso, quando uma pessoa vai ao consultório dentista de maneira regular e preventiva, o especialista poderá realizar também uma limpeza dentária, que é o procedimento voltado para a eliminação de placa bacteriana e tártaro. E se livrar dessas camadas de micro-organismos sobre a dentição é fundamental para a saúde dos dentes. No mais, ao realizar uma profilaxia, se elimina foco de cárie e protege ainda mais o esmalte.

Já uma outra ação, e que pode ser feita diariamente para proteger essa camada superficial do dente é a escovação. O modo como se escova os dentes interfere bastante na preservação do esmalte dentário. Uma primeira medida é a escolha certa da escova, que deve ser de cerdas macias para que não se agrida os dentes no momento da escovação. Junto a isso, é fundamental que o indivíduo não coloque força exagerada na hora de esfregar a escova sobre os dentes.

Uma outra observação que pode ser feita ainda dentro desse tema é o momento da escovação. É importante que ela seja feita após as refeições, mas não logo após. O ideal é aguardar algo em torno de 20 a 30 minutos após terminar de se alimentar para então escovar os dentes. Esse tempo permite que o pH da boca se restabeleça e a acidez dos alimentos não aja negativamente sobre os dentes. Logo, se evita que haja então uma reação química entre o creme dental e a acidez dos alimentos, que resulta em uma combinação em certo ponto prejudicial ao esmalte dos dentes, provocando uma maior sensibilidade dentária.

No mais, evitar alimentos muito ácidos como frutas cítricas e molho de tomate também ajuda a preservar a integridade do esmalte. Fora isso, pessoas que possuem bruxismo e sofrem com desgaste na extremidade dos dentes ou quem possui hábitos que levem a essa situação, como roer unhas, deve ir a um consultório dentista para que o especialista faça uma avaliação e prescreva o tratamento mais indicado.

O esmalte desgastado, além de levar a sensibilidade e causar dores, também altera o visual da dentição, que pode ficar com manchas esbranquiçadas ou com outras interferências na superfície do dente, como rachaduras e poros. Por isso, além de ser fundamental para uma boa saúde bucal, ir ao consultório dentista e cuidar do esmalte do dente é importante também do ponto de vista estético.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba