PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
consultórios odontológicos
consultórios odontológicos

consultórios odontológicos

Consultórios odontológicos como aliados a saúde

Quando se fala em cuidar da saúde, muita gente pensa em se alimentar de maneira apropriada, ou seja, com uma dieta equilibrada, beber bastante água, dormir oito horas por noite e fazer atividades físicas. Porém, muita gente não se lembra de dois hábitos que têm grande importância na missão de se manter saudável: ir ao médico e frequentar consultórios odontológicos. Fazer um acompanhamento preventivo é altamente relevante para que uma pessoa se mantenha saudável.

Se fazer um check-up médico todos os anos — e no caso de crianças, um acompanhamento pediátrico — é recomendado pelos profissionais de saúde. Ir a consultórios odontológicos regularmente, e no caso das crianças, se consultar com odontopediatras se faz tão importante quanto. Por meio de atendimentos de rotina em consultórios odontológicos é possível monitorar e tratar quaisquer problemas de saúde bucal, tanto os que podem ser prevenidos quanto os que são congênitos.

Ao frequentar consultórios odontológicos desde a infância, por exemplo, é possível tratar questões no âmbito da estrutura óssea facial, seja de má formação ou de problemas no crescimento. Aliás, é justamente na infância o período mais fácil e indicado para que tais adversidades sejam revertidas. E isso acontece porque nessa fase da vida há mais mobilidade dentária, e portanto, a indicação de aparelhos bucais e/ou dentários podem corrigir com certa facilidade problemas de movimentação dos dentes, seja na área da ortodontia ou na ortopedia facial do maxilar — especialidade nova e que tem como foco justamente o tratamento de crianças.

Fora isso, quem possui o hábito de ir a consultórios odontológicos desde a infância leva esse costume para o longo de sua vida e se sente sempre estimulado a zelar pela própria saúde bucal. Entretanto, quem não teve a oportunidade de frequentar consultórios odontológicos na infância e adolescência não há porque não fazê-lo na vida adulta, muito pelo contrário. O ideal é que se inicie uma rotina de visitas a consultórios odontológicos assim que possível.

Quando uma pessoa possui esse hábito, ela cuida de sua saúde bucal obviamente, mas não apenas. O organismo como um todo acaba sentindo o reflexo desse cuidado. Um exemplo de área diretamente beneficiada pelos cuidados em consultórios odontológicos é o sistema digestivo, afinal, a digestão começa na boca, durante a mastigação. E quando essa ação não é executada de maneira totalmente apropriada e eficiente, os efeitos são sentidos em problemas de estômago, intestino e em demais etapas da digestão dos alimentos.

Para tanto, é fundamental que a dentição esteja completa, e se os dentes naturais não estiverem todos saudáveis ou presentes, o implante dentário ou uma prótese podem ser possíveis soluções. Fora isso, pode ser que uma pessoa esteja com todos os dentes, mas que algum esteja infeccionado, dolorido ou incapaz de exercer em sua totalidade a capacidade de mastigação que é necessária. Isso sem contar que quando um ou mais dentes estão fora de sua posição que seria a natural, ou seja, totalmente alinhados, pode haver diferença na trituração dos alimentos.

Por isso, procurar por consultórios odontológicos para corrigir problemas como dentes tortos, encavalados, recuados, avantajados ou com qualquer outro desvio no posicionamento é positivo não só para a saúde bucal e para a aparência, mas também para o sistema digestivo. Aliás, esse tipo de tratamento é positivo também para a respiração e para questões de apneia do sono.

Mas tratar dos dentes vai além disso. Quem procura ir a consultórios odontológicos com regularidade e cuida de sua saúde bucal zela também por sua saúde psicológica, afinal, o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa e, portanto, deve ser bem tratado de modo que ela se sinta bem consigo mesmo, que se sinta satisfeita com a própria aparência. Poucas coisas são mais tristes e que abalam a autoestima de alguém do que estar incomodado com o próprio corpo. Por isso, cuidar da saúde bucal é zelar pelo bem-estar de maneira geral e deve ser levado a sério.

Conheça cinco especialidades odontológicas

Se uma pessoa vai ao dentista, independentemente da grande variedade de consultórios odontológicos, muitas pessoas pensam que trata-se de um profissional, com uma única formação, afinal, dentista é dentista. Porém, esse pensamento está equivocado. Quando uma pessoa procura por consultórios odontológicos, ela pode ser atendida por profissionais especializados em diversas áreas dentro da odontologia. O encaminhamento para cada especialista irá variar conforme as necessidades desse paciente.

Vale ressaltar que a odontologia é uma ciência que se atualiza e não raramente surgem novidades a respeito de técnicas, de produtos e de especialidades, como é o caso da ortopedia facial do maxilar, por exemplo. Essa área que trata de casos de desenvolvimento da estrutura óssea bucal já está estabelecida na Europa, e no Brasil, embora tenha um tempo um pouco menor de existência, já é uma realidade e permite tratamentos altamente eficientes, sobretudo no que se refere a correção de problemas na infância que na vida adulta se tornariam verdadeiros desconfortos.

Uma outra área da odontologia e presente em muitos consultórios odontológicos, porém bem mais conhecida pela sociedade é a dentística, também chamada de odontologia estética. Ou seja, é o ramo que conduz procedimentos voltados ao embelezamento dos dentes, gengiva e sorriso de modo geral. Essa é uma especialidade com a qual as celebridades do mundo inteiro já possui certa afinidade. Mas não apenas essas, muitas pessoas não famosas já aderiram e continuam se submetendo a procedimentos dentais estéticos como, por exemplo o clareamento.

Mas além dessas áreas, outros campos da odontologia são requisitados e encontrados nos consultórios odontológicos de todo o mundo. É o caso, por exemplo, de:

  • Odontopediatra — pelo nome já é possível ter uma noção da especialidade deste profissional. Ele é o dentista especializado em cuidar da saúde bucal infantil e é facilmente encontrado na maioria dos consultórios odontológicos. A criança deve ir pela primeira vez a um odontopediatra antes de completar o seu primeiro ano de vida, o acompanhamento em consultórios odontológicos deve começar quando nascem os primeiros dentes e se estender até a adolescência;
  • Cirurgião-dentista — já esse especialista é normalmente o mais encontrado em consultórios odontológicos, é o profissional considerado generalista. É ele geralmente que faz a primeira avaliação do paciente e é quem trata de situações que é necessário remover um dente, fazer uma restauração ou mesmo uma limpeza dentária. E quando se tratar de algo mais específico o cirurgião-dentista encaminha o paciente para algum outro especialista que tenha relação com o assunto;
  • Traumatologista bucomaxilofacial — já esse especialista é o responsável por realizar intervenções cirúrgicas mais complexas, que tenham a ver com a estrutura óssea facial. Uma cirurgia ortognática, por exemplo, é o traumatologista bucomaxilofacial quem faz, idem para o caso em que uma pessoa tiver se acidentado e precisar se submeter a uma operação para corrigir algum problema na região do maxilar. Normalmente esse profissional é requisitado tanto para apoio em intervenções estéticas quanto em casos de acidentes;
  • Endodontista — esse profissional é especializado na endodontia, que é a área da odontologia responsável pelos tratamentos pertinentes a área mais interna do dente, ou seja, ele trata tudo o que estiver relacionado a polpa dentária, sendo, portanto, esse especialista quem conduz um tratamento de canal. A propósito, esse procedimento geralmente é indicado em duas situações — quando há uma cárie profunda, ou seja, quando ela tiver ultrapassado todas as camadas do dente, ou se algum impacto mais forte estiver causando dores e a suspeita seja de que o núcleo do dente sofreu um trauma;
  • Periodontista — o especialista da periodontia é o responsável por tratar questões relacionadas a gengiva de uma pessoa. Portanto, quem sofre com gengivite ou alguma outra doença, ou ainda quem por ventura lesionou essa mucosa, além de pessoas que possuem alguma disfunção gengival como retração ou excesso de gengiva, deve procurar por periodontistas em consultórios odontológicos, pois esse é o especialista mais indicado para tratar problemas pertinentes a gengiva.

Os avanços da ciência na odontologia

Felizmente, a cada dia uma nova pesquisa científica resulta em melhorias em diversas áreas, inclusive na parte odontológica. E um dos tratamentos que não é tão recente assim, mas quando comparado com outros procedimentos da odontologia é relativamente novo, é a intervenção por meio da aplicação de toxina botulínica, também conhecida como botox e que é vista em tratamentos estéticos diversos. Na odontologia essa toxina é poderosa, haja vista que pode ajudar na correção de problemas como bruxismo e sorriso gengival.

Por incrível que possa parecer a algumas pessoas, esse tratamento é baseado em uma bactéria de nome científico Clostridium botulinum. E essa toxina tem o poder de agir diretamente no sistema nervoso provocando comedidas paralisias musculares que devem sempre ser aplicadas por profissionais habilitados e em consultórios odontológicos para que não haja riscos a saúde. Para que a toxina botulínica tenha efeito, é fundamental que ela seja aplicada na quantidade certa e com a técnica apropriada. Portanto, se não for feito em consultórios odontológicos, o tiro pode sair pela culatra e o tratamento decepcionar o paciente.

Cabe dizer que a ação da toxina, quando aplicada em consultórios odontológicos, não faz efeito na hora, leva em torno de três dias após a aplicação. Após esse prazo, é possível perceber o resultado. E quem se submete a esse procedimento deve procurar por consultórios odontológicos para um acompanhamento por volta de quatro meses após a realização da aplicação.

Nos consultórios odontológicos, essa toxina pode servir para o caso em que uma pessoa possuir uma característica de excesso de gengiva, conhecida também como sorriso gengival. E para esses quadros há duas opções, e a mais solicitada é a plástica gengival, que é uma intervenção simples de retirada do excesso da mucosa, porém, nem todas as pessoas estão dispostas a se submeterem a esse tratamento.

E é aí que entra a toxina botulínica. Ela pode fazer com que uma pessoa opte por não se submeter a um procedimento cirúrgico nessa ocasião. Por meio da aplicação da toxina, lembrando, sempre em consultórios odontológicos, é possível causar uma leve paralisação no músculo que move e levanta o lábio e, portanto, não uma grande exposição da gengiva. Esse é o caso de como a toxina botulínica age em questões de estética, porém, ela tem um papel funcional.

E essa funcionalidade da toxina pode ser verificada no tratamento de bruxismo, problema bastante comum em consultórios odontológicos. Esse distúrbio neuromuscular que não tem cura, mas que possui tratamentos diversos, encontra na toxina um importante “inimigo”. Isso porque por meio da aplicação dessa toxina na musculatura que por sua vez age de forma involuntária, há uma inibição nessa movimentação. E assim, o desagradável e incômodo ranger de dentes, que muitas vezes leva a desgaste e dores na dentição fica bem controlado.

E por falar no bruxismo, problemas semelhantes que chegam aos consultórios odontológicos de maneira recorrente também podem ser tratados por meio dessa poderosa toxina, são elas as disfunções da ATM, ou seja, na articulação temporomandibular. E com uma dinâmica parecida com a do tratamento de bruxismo, a toxina pode ser protagonista no controle desses problemas. Reduzindo os desconfortos causados por quem sofre com disfunções em uma das articulações mais exigida no corpo humano.

Por fim, e voltando a questão estética, a toxina botulínica pode ser utilizada em consultórios odontológicos para corrigir sorrisos assimétricos. Ou seja, se um problema como um lado do lábio se retrai mais do que o outro, por exemplo, gerar incômodos em uma pessoa, ela pode perfeitamente procurar por consultórios odontológicos para verificar a possibilidade de se submeter a esse tratamento.

Mas se por um lado há pessoas que sentem medo em se submeter a uma cirurgia, seja ela qual for, por outro há pacientes que também sentem receio em aderir a um tratamento por meio de toxina botulínica. Porém, ao contrário de uma intervenção cirúrgica, a aplicação da toxina, por ser menos invasiva é reversível e pouco agressiva. Uma outra vantagem dessa opção de tratamento é em relação à recuperação do paciente, que é bem mais rápido.

Contudo, se a escolha for por uma cirurgia ou pela aplicação de uma toxina, o importante é consultar bons consultórios odontológicos para garantir que o procedimento seja feito com segurança, afinal, a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. E claro, antes de tomar a decisão, converse com especialistas e tire todas as dúvidas sobre o assunto.

A vida e os cuidados após o uso de aparelho

O aparelho dental fixo é um recurso ortodôntico bastante tradicional, possivelmente o mais conhecido entre as pessoas, isso porque ele é muito comum entre pacientes de consultórios odontológicos que necessitam realizar correções no posicionamento dentário e mais do que isso, esse recurso é usado para ajustar problemas no desenvolvimento da estrutura óssea dentária. Crianças e adultos fazem uso desse item para se submeter a tratamentos que possuem o objetivo de promover o alinhamento dos dentes. E para que isso aconteça, normalmente o paciente permanece com o aparelho nos dentes por pelo menos um ano, às vezes até quatro, cinco ou seis anos.

E quando uma pessoa passa tanto tempo assim com o aparelho na boca, há algumas sensações novas ou que são relembradas quando o paciente conclui o tratamento. É o caso, por exemplo, de comer um alimento sem se preocupar se haverá sujeira presa aos dentes. Mas há uma ressalva a se fazer nesse quesito que é mesmo sem a utilização do aparelho, resíduos de comida sempre ficarão presos aos dentes, possivelmente não de forma visível, mas a necessidade de higienizar a boca após as refeições se mantém.

Muitas vezes, por não estar com nenhum pedaço de alface, por exemplo, preso aos dentes, as pessoas acreditam que a escovação pode ser deixada para depois e acaba sendo esquecida. E isso é bastante prejudicial para qualquer pessoa. Um outro cuidado que o paciente dos consultórios odontológicos que terminou seu tratamento ortodôntico deve manter é justamente o hábito de ir regularmente a consultórios odontológicos.

Não é necessário que uma pessoa com uma boa saúde bucal vá a consultórios odontológicos todos os meses como é indicado para quem usa aparelho ortodôntico. Mas, manter a ida a esse estabelecimento a cada quatro ou seis meses é extremamente importante para que o dentista faça uma avaliação da saúde bucal e realize uma limpeza dentária para eliminar todo e qualquer resíduo de alimento e qualquer precipitação de placa bacteriana.

Por falar nisso, essa camada pegajosa de micro-organismos, por ser transparente, muita gente acaba não percebendo a presença (daí mais um relevante motivo para se frequentar consultórios odontológicos regularmente, o olhar técnico de um profissional da saúde detecta com mais rapidez a existência desse problema), e então acaba imaginando que a saúde bucal está em dia, sem qualquer adversidade. E mesmo uma pessoa com a cavidade oral em ordem deve ir a consultórios odontológicos para que se faça consultas preventivas.

Mas voltando a pessoas que acabaram de retirar o aparelho bucal, algumas sensações como a de sentir a lisa superfície da dentição é uma delícia. E assim, a mania de passar a língua sobre os dentes é inevitável. Com o passar do tempo, essa situação se torna mais comum e esse costume de “sentir” os dentes acaba ficando de lado. Junto a isso, há uma sensação de limpeza e de leveza na boca, bastante agradável para quem passou anos portando um acessório metalizado fixo na boca.

Fora isso, vale dizer que quando se conclui um tratamento ortodôntico, uma pessoa abandona também algumas preocupações como a de quebrar o aparelho ou soltar alguma parte, até mesmo o risco de enroscar o bráquete em algum lugar. Motivos que eventualmente levam os pacientes a procurar por consultórios odontológicos algumas vezes.

Além do mais, quem retira o aparelho ortodôntico após a conclusão do tratamento pode ter a sensação de que os dentes estão diferentes, e sim, estão, mas não maiores ou menores, mas sim, mais alinhados e com um aspecto mais “clean”, o que pode demandar um período de adaptação com o próprio visual. Aliás, até o formato do rosto, especialmente na parte bucal pode passar por uma leve alteração.

Há casos de pacientes que saem dos consultórios odontológicos após removerem seus aparelhos fixos e ainda necessitam utilizar um tipo de suporte para estender e solidificar o resultado obtido com esse tratamento. E para isso, muitas vezes, devem utilizar um aparelho de contenção por algum período de tempo, aquele que fica alocado na parte traseira dos dentes, para que a conclusão do tratamento seja bem-sucedida e eficiente. Vale destacar que a dentição ainda pode estar com sua raiz um pouco amolecida e, portanto, é preciso ter um certo cuidado.

Mas uma das principais recomendações de quem utiliza aparelho ortodôntico e finaliza o tratamento é a de continuar frequentando consultórios odontológicos de maneira regular. Esse hábito ajudará a prolongar o resultado do tratamento e irá colaborar para que diversos problemas bucais sejam evitados. É o caso de cáries e placas bacterianas, por exemplo, que são contidas logo no início, não encontrando espaço e condições para avançar e evoluir, criando problemas ainda maiores.

E uma informação muito importante a respeito do uso de aparelho é que ele pode beneficiar não apenas a estética, que é uma das áreas mais modificadas pelo tratamento ortodôntico, mas também pode beneficiar a mastigação, a dicção e a pronúncia de fonemas e até a respiração e apneia do sono. Assim, é possível ter um melhor sistema digestivo, uma fala mais clara e o controle do popular ronco. Por isso, se houver alguma alteração no posicionamento dos dentes, não hesite em recorrer a consultórios odontológicos para procurar por um atendimento especializado e saber se a orientação profissional será de colocar ou não um aparelho ortodôntico.

Fora isso, escovar os dentes após as refeições, utilizar fio dental diariamente, fazer uso de enxaguante bucal em dias alternados, se manter longe do tabagismo, fazer atividades físicas, beber ao menos dois litros de água por dia, evitar e gerenciar situações de estresse, não se automedicar e manter uma alimentação equilibrada, evitando o consumo de industrializados, frituras, doces e carboidratos refinados são atitudes essenciais para se manter não apenas uma boa saúde bucal, mas uma boa saúde de maneira geral.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba