Importância do dentista criança para os pais
Dentista criança é um profissional que os pais devem escolher para cuidar da saúde bucal de seu filho antes mesmo dele nascer. Ainda na gravidez, a futura mãe deve receber acompanhamento deste profissional, pois problemas dentários podem interferir no andamento da gestação, inclusive com risco de parto prematuro em alguns casos.
Depois do nascimento do bebê o ideal para os pais é levar o pequeno no consultório a partir dos 3 meses, quando o especialista já irá orientar sobre os cuidados com a gengiva e o nascimento do primeiro dente, a partir dos 6 meses. Estas etapas são importantes de serem observadas, pois o bebê pode ficar mais estressado em razão do incômodo que o aparecimento dos dentes causa na região. A higiene pode ser realizada com uma dedeira, a qual deve ser higienizada da mesma maneira que a chupeta e a mamadeira.
Dentista criança acompanha o desenvolvimento dentário
Entre a idade de 1 e 3 anos os pais devem ter como foco na consulta com o dentista criança especialista na área o nascimento molares de leite, que apresentam uma superfície que facilita o acúmulo de alimentos. Assim deve-se iniciar a limpeza com escova dental macia e de cabeça pequena. A rotina da escovação deve ser a mesma indicada para adultos, três vezes ao dia, após as principais refeições. Confira mais conselhos para esta fase de desenvolvimento dental da criança:
- Não existe uma idade ideal para iniciar a utilização das pastas de dente com flúor;
- Os pais devem observar se a criança consegue ou não cuspir;
- A ingestão de flúor nessa idade pode acarretar problemas aos dentes permanentes;
- Até a criança não apresentar coordenação para cuspir a higiene deverá ser realizada com pasta de dente sem flúor.
Quando a criança já possui capacidade de cuspir, a pasta de dente indicada é a infantil que possui uma quantidade menor de flúor. O dentista criança deve salientar que devido à falta de coordenação da criança cabe aos pais realizar a tarefa de escovação dentária.
Dentista criança evolução
A etapa entre 4 e 6 anos representa alterações importantes que os pais devem trabalhar com o dentista criança. A dentição de leite está completa e a criança apresenta coordenação motora suficiente, podendo utilizar pasta de dente com flúor. Como forma de estímulo os pais devem fazer a tarefa de escovar os dentes junto com os filhos.
Os dentes de leite têm importância decisiva para a chegada dos definitivos. Eles servem de guia para erupção dos dentes permanentes. A perda precoce de um dente de leite acarretará complicações na mordida da criança, podendo levar a falta de espaço e a necessidade de um tratamento ortodôntico complexo.
As trocas dentárias finalizam por volta dos 12 anos com a erupção dos caninos permanentes. Os pais que não tem dentista criança em razão do custo, devem buscar a contratação de um plano odontológico no qual possa incluir os filhos. Desta forma a saúde bucal deles estará assegurada sem dor de cabeça para o orçamento familiar no final do mês.