Dentista de criança: profissional fundamental
Os pais com a chegada dos filhos têm muitas responsabilidades, entre as quais zelar para que os dentes cresçam de forma saudável a partir dos primeiros meses de vida do bebê. Para que isso ocorra é fundamental o casal contar um dentista de criança da sua confiança.
O cuidado com a saúde bucal do bebê pelo dentista criança terá início ainda na gestação. A futura mãe deve consultar com o mesmo profissional para a prevenção de problemas que na gravidez podem ser potencializados, como a gengivite e placa bacteriana. Estas situações se não tratadas podem, inclusive, resultar em parto prematuro.
Conselhos do dentista de crianças
Com a chegada do bebê, a primeira consulta pode ser agendada quando o pequeno estiver com 3 meses junto ao dentista de criança. Neste atendimento, o foco será a gengiva do bebê. O primeiro dente costuma nascer aos 6 meses. A partir desta etapa o profissional vai passar para os pais conselhos de como aliviar o estresse desta fase para o seu filho, pois a região fica mais sensível.
Nas próximas etapas do desenvolvimento dos filhos, é importante que eles se consultem com dentista de criança que trabalhe de forma educativa e divertida o atendimento odontológico, para que este momento não resulte em maiores traumas futuros. A rotina da escovação deve ser a mesma indicada para adultos, três vezes ao dia, após as principais refeições - café da manhã, almoço e janta.
- Não existe uma idade ideal para iniciar a utilização das pastas de dente com flúor;
- Os pais devem observar se a criança consegue ou não cuspir;
- A ingestão de flúor nessa idade pode acarretar problemas aos dentes permanentes que estão por nascer;
- Quando a criança possui capacidade de cuspir, a pasta de dente indicada é a infantil, que possui menos flúor.
Quando a jovem chega no estágio entre 4 e 6 anos, o dentista de criança deve incentivar pais e filhos que realizem a escovação juntos. A criança até pode iniciar a tarefa sozinha, mas sempre com um responsável supervisionando e finalizando o processo.
Dentista de criança e os primeiros permanentes
A fase chamada de dentição mista inicia com a erupção do primeiro molar inferior permanente, isso por volta dos 6 anos, conhecida tecnicamente como mista, pois dentes de leite e permanentes estarão presentes juntos na boca da criança. O dentista de criança deve reforçar com os pais a importância da escovação nesta fase, pois facilmente esses dentes são esquecidos na hora da higienização bucal.
A perda precoce de um dente de leite traz sérias complicações na mordida da criança, podendo levar a falta de espaço e a necessidade de um tratamento ortodôntico complexo. As trocas dentárias finalizam por volta dos 13 anos com a erupção dos caninos permanentes. Para os pais que deixam de tratar os filhos com dentista de criança por motivos financeiros, o plano odontológico deve ser considerado, pois a mensalidade fica bem mais em conta que o atendimento particular, e os pais garantem acompanhamento para os dentes dos filhos na mais importante fase do desenvolvimento dos dentes.