PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
dentista especialista em canal
dentista especialista em canal

dentista especialista em canal

A importância da consulta com um dentista especialista em canal

Quando se trata da saúde bucal, a odontologia pode se dividir em diversos ramos para tratar diferentes problemas que podem surgir na cavidade oral das pessoas. Um desses ramos é a endodontia, no qual pode ser encontrado o dentista especialista em canal. Além de solucionar problemas, a odontologia pode oferecer melhor estética bucal, através da chamada harmonização orofacial. Procedimentos estéticos, como bichectomia e aplicação de botox, antes realizados somente por dermatologistas e cirurgiões plásticos, agora podem ser feitos pelos dentistas.

A endodontia, também chamada de tratamento de canal, é o ramo da odontologia responsável por tratar diretamente a raiz e a polpa dos dentes (nervos). A principal função do dentista especialista em canal é remover o tecido mole, a polpa, que fica na parte interna do dente, o canal. Quando esse tecido está inflamado, infectado ou necrosado (morto), pode causar dor intensa. Os problemas da polpa do dente podem se dar por diversos motivos, dentre eles uma cárie não tratada.

A cárie pode ser tratada com um dentista especialista em canal. Mas para que o tratamento de canal seja a solução, é porque a cárie já está num estágio mais grave. O dentista especialista em canal, após a retirada do tecido que está cariado, restaura o dente do paciente. O canal deve ser corretamente fechado e restaurado após a retirada do tecido atingido pela cárie, caso contrário, o paciente pode vir a contrair outras doenças e infecções mais graves, que podem levar a perda do dente.

O dentista especialista em canal também pode intervir em um dente após este ter passado por algum tipo de trauma. As lesões que causam desprendimento total de um mais dentes do seu local de origem, denominado alvéolo, são chamadas de avulsão dentária. Os traumas podem causar separação tanto dos dentes definitivos, quanto dos dentes de lente.

Quando a avulsão do dente não atingiu uma parte muito profunda da raiz, é possível recuperá-lo com a ajuda de um dentista especialista em canal. É importante que o paciente deixe o dente caído em uma solução contendo leite, água filtrada, soro fisiológico, saliva ou até mesmo sangue. Para que o dentista especialista em canal tenha mais sucesso em reimplantar o dente é importante que este não fique sem hidratação. Os trinta minutos após o sofrimento da lesão são essenciais. Levar o dente nesse prazo para o dentista especialista em canal vai aumentar as chances de sucesso do reimplante.

Quanto mais tempo fora de seu local de origem, maiores as dificuldades para que o dente original possa voltar para a boca do paciente, e a única solução para isso é o implante de um dente “falso”. O dentista especialista em canal vai suster o dente avulsionado entre os dentes vizinhos por um prazo de sete a dez dias. Após o reimplante, é realizado o tratamento de canal.

Os processos relacionados a endodontia são cirúrgicos, então para sua realização o dentista especialista precisa fazer a anestesia local. A duração do tratamento de canal vai depender das condições nas quais se encontra o dente do paciente. De modo geral, os casos mais simples são resolvidos com uma visita à clínica odontológica e os mais severos, com três.

A perda dos dentes é mais comum em crianças do que em adultos. Mas os pequenos têm a vantagem de que seus dentes possuem uma programação genética e no momento em que ocorrem lesões ao ligamento periodontal (que é uma parte do tecido que cobre a raiz), o dente responde com reabsorção. Desse modo, a raiz some, já que está programada para a partir de certa idade ser reabsorvida, ou seja, cair. Já os adultos devem ser mais cautelosos quanto a proteção dos dentes se não quiserem visitar um dentista especialista em canal.

Apesar de o tratamento de canal ser realizado com anestesia local, o paciente pode sentir desconfortos após sua realização, mas nada que não possa ser suportado. A dor se dá, principalmente, pelo local onde a pequena cirurgia foi realizada. O dentista especialista em canal mexe em uma região muito sensível do dente, que é o nervo. Após o procedimento, analgésicos podem ser ministrados para minimizar possíveis dores.

Em um dente tratado através de processo endodôntico, a ocorrência mais comum e esperada é que ele se cure e que não haja necessidade de mexer com ele novamente. Tratamentos de canal estão entre os processos odontológicos de maior sucesso nas clínicas. Porém, exceções podem ocorrer. O material colocado para vedar o canal pode sofrer contaminação e atingir o cume da raiz, processo que pode gerar pus no local e favorecer o surgimento de micro-organismos. A única maneira de reverter esse quadro é realizando um novo tratamento com o dentista especialista em canal.

Se o problema do paciente envolve a polpa dentária, a única saída para solucioná-lo é com o tratamento de canal. A última ação que o dentista especialista em canal pode realizar é a remoção completa do dente, quando esse já não pode ser tratado nem com a endodontia. A extração completa do dente só é realizada quando não há mais opções de salvar a raiz dental, isso porque o processo de colocação de um novo dente é mais demorado e muito mais caro.

Quando um canal dentário é incorretamente tratado, podem se tornar passíveis de proliferação de bactérias que podem causar o surgimento de pus até mesmo nas vias respiratórias. Nos casos mais extremos, essas bactérias podem atingir a corrente sanguínea, alojar-se nas válvulas cardíacas e infectar a membrana interna do coração (endocárdio), causando a doença conhecida como endocardite infecciosa.

O importante é não se apavorar se a solução para possíveis problemas dentais for a endodontia. Buscar um dentista especialista em canal é um meio de se manter tranquilo. Realizando corretamente os cuidados pós (e pré-operatórios se houver), os desconfortos com a cirurgia serão ser minimizados.

O uso de coroas dentárias na endodontia

Depois do tratamento endodôntico, o dentista especialista em canal pode oferecer um procedimento para cobrir inteiramente o dente ou apenas a parte que está danificada: é a colocação de uma coroa. Esse procedimento confere ao dente avariado melhor aparência, além de dar mais resistência e um formato mais adequado quanto a estrutura maxilar (arco). Outra função que a coroa pode ter é dar o formato natural a um implante dentário, já que, além de deixá-lo com mais visivelmente natural, vai ajudar o dente implantado a executar com mais precisão suas funções.

As coroas podem ser feitas de diversos materiais. O dentista especialista em canal vai indicar o material apropriado para cada caso. As coroas feitas com cerâmica ou porcelana têm mais facilidade em ajustar a cor mais natural dos dentes. O acrílico, o ouro e ligas de metal são outros tipos de materiais usados para moldar uma coroa. As coroas feitas com ligas metálicas são mais fortes que aquelas feitas com porcelana e, por isso, seu uso é mais indicado para os dentes que ficam na parte posterior da boca.

A coroa dentária pode desempenhar uma série de funções além de cobrir um dente que tenha passado por um tratamento de endodontia. Quando um dente passa por algum tipo de lesão e se enfraquece, a coroa pode dar a ele resistência. Ela pode, também, ajudar na restauração de um dente que sofreu algum trauma. E além de devolver ao dente suas funcionalidades, a coroa tem papel estético, já que pode cobrir um dente que passou por algum processo de deformação ou que perdeu a cor. Se a consulta for feita com uma dentista especialista em canal, ele pode indicar para qual função a coroa precisará ser colocada.

As coroas podem durar a vida inteira, mas há casos em que elas acabam caindo ou se soltando. Uma atitude simples, mas que pode garantir maior durabilidade da coroa, é realizar corretamente a higiene bucal. Se o paciente tem sua cavidade oral comprometida por alguma doença, pode afetar os dentes e os ossos que estão sustentando o dente que está amparando a coroa. Se a coroa foi feita por um dentista especialista em canal devido a algum tratamento endodôntico, o cuidado deve ser redobrado para que tratamento não seja comprometido.

Apenas o termo “tratamento de canal” pode causar arrepios nos pacientes que precisam passar por esse procedimento. Mas, com a chegada de técnicas inovadoras e instrumentos modernizados, mesmo as situações aparentemente mais complexas podem ser tratadas garantindo o máximo de conforto e o mínimo de dor às pessoas que passarão pelo procedimento de endodontia. Além disso, é possível encontrar um dentista especialista em canal, o que vai garantir ainda mais sucesso durante todo o processo.

Cada paciente tem sua particularidade no que diz respeito ao tratamento endodôntico. Por isso, cada caso é tratado de forma diferente pelo dentista especialista em canal. De uma forma simplificada, a endodontia é realizada com aplicação de anestesia local, a abertura do dente, a remoção da polpa danificada, a esterilização do canal dental e, por último, ocorre o fechamento provisório do canal. Quantas sessões e qual o tipo de material usado para o fechamento definitivo do canal será escolhido dependendo da situação.

Todo o tratamento pode levar algum tempo até que haja a recuperação total. Esse é um dos motivos que mais preocupam os pacientes que vão passar por um processo de endodontia. Mas é por esse motivo, também, que vem surgindo novas tecnologias para realizar o tratamento de canal.

Materiais, técnicas e até instrumentos mais modernos facilitam a vida do paciente e do dentista especialista em canal. Mecanismos eletrônicos minúsculos têm a capacidade de melhorar a precisão de acesso e de desobstrução dos canais em até três vezes mais. Além disso, aparelhos que fazem obturações se tornaram muito mais eficientes.

Uma das maiores tecnologias que podem ser usadas para o tratamento de canal são os lasers. Além de aliados para procedimentos endodônticos, os aparelhos de luz laser tem sido cada vez mais incorporados em vários procedimentos cirúrgicos, inclusive na área odontológica. O dentista especialista em canal vai usar o laser para fazer a desinfecção do local tratado. Após a remoção da polpa, é inserida em seu lugar uma fibra ótica. Após a inserção da fibra, o laser é aplicado.

Tratamentos de canal feitos a laser são muito mais rápidos, além de possibilitarem melhor desinfecção do local, que reduz as chances de complicações e diminui drasticamente a possibilidade de que o mesmo dente necessite passar, novamente, por esse procedimento.

Aparelhos a laser possuem uma programação que lhes permitem distinguir o que deve ser realmente removido e quais partes do dente ainda estão saudáveis. Dessa forma, apenas a causa do problema dental é eliminada, sem prejudicar o que está bom. Remoção de cáries e de tártaro também podem ser feitas com esse tipo de equipamento.

Cuidados após o tratamento de canal

Todo tipo de intervenção cirúrgica exige que o paciente faça os cuidados antes e depois da sua realização. O tipo de cuidado e o tempo em que ele deve ser realizado vai variar de pessoa para pessoa e do tipo de procedimento pelo qual ela vai passar. Como a endodontia remete-se diretamente aos nervos dos dentes, que é uma região de grande sensibilidade, os cuidados devem ser ainda maiores. Por isso, seguir corretamente as indicações do dentista especialista em canal é essencial.

Quando um dente precisa passar por um tratamento de canal é porque sua condição já se encontra em um estado grave. Os motivos mais comuns que causam prejuízos aos dentes são normalmente relacionados à contaminação dos dentes por microrganismos que podem causar cáries ou por fortes traumas na boca que podem romper os nervos dentais. Um profissional odontológico geral vai identificar qual a causa do problema e, dependendo da gravidade, é mais aconselhável encaminhar o caso para um dentista especialista em canal.

Na endodontia, o dentista especialista em canal, com o auxílio de uma espécie de “motorzinho”, precisa retirar a parte interna do dente atingido e os nervos que foram infectados. Após esse processo é realizada a limpeza do local com produtos desinfetantes. Por último, a parte de dentro do dente é seca com produtos específicos.

O clareamento dental, um tratamento aparentemente inofensivo, quando feito de maneira inadequada, pode prejudicar o canal, podendo enfraquecer o nervo de um dente e levar o paciente a buscar ajuda específica para a realização de uma intervenção cirúrgica para corrigir o problema.

Para aumentar as chances de sucesso no procedimento, é essencial que o paciente realize, com disciplina, todos os cuidados pós-cirúrgicos e siga as recomendações feitas. Além de garantir que o tratamento realizado pelo dentista especialista em canal alcance os objetivos desejados, seguir as recomendações prescritas ajuda a diminuir os desconfortos e minimizar a possibilidade de ocorrência de complicações. Esses cuidados são:

  • Evitar a mastigação de alimentos duros na região onde foi realizado o procedimento, para diminuir os riscos de fraturas no canal;
  • Cuidar normalmente da higiene bucal com escovação e a utilização de fio dental, evitando apenas o excesso de uso da força no dente onde o tratamento foi feito;
  • Tomar corretamente a medicação prescrita pelo dentista especialista em canal, que pode conter, inclusive, o uso de analgésicos para alívio de posteriores desconfortos;
  • Visitar regularmente o dentista para fazer o acompanhamento da cicatrização do processo endodôntico.

A falta de cuidados após a realização do procedimento pode levar a um quadro mais grave, como a perda total do dente. Em qualquer processo cirúrgico nos dentes, é possível que traumas surjam na cavidade oral do paciente. Por isso, algumas reações após a operação podem acontecer, como inchaços, dores e hematomas no local de realização do tratamento de canal. Mas é importante salientar que essas reações podem variar de paciente para paciente.

Imprevistos podem acontecer em todo momento. Um dente pode ser fraturado em uma simples queda, por exemplo, e precisar de tratamento para não ser completamente removido. Casos como esse são mais raros do que o dente precisar de tratamento devido a falta de higiene bucal das pessoas. A conscientização da importância em realizar corretamente a higienização da cavidade oral é um passo importante para prevenir o surgimento de doenças e a necessidade de que procedimentos mais invasivos sejam feitos para solucionar os problemas.

Cuida corretamente da saúde bucal evita muitos problemas

Quando o assunto é o tratamento de canal, o primeiro pensamento que as pessoas têm é que será um procedimento doloroso. Por esse motivo, mesmo quando estão sentindo muitas dores em algum dente, muitos indivíduos optam por não buscar ajuda profissional e tentam soluções caseiras, fato que pode acabar agravando algum possível problema. Antes de tentar qualquer método em casa para minimizar a dor, é importante buscar ajuda especializada. Se for o caso de problema endodôntico, o profissional fará o encaminhamento para um dentista especialista em canal.

Outra informação quanto a dor de dente, é que ela não significa necessariamente que o dente precisa de um tratamento de canal. Cáries, dentes do siso e até mesmo sinusite podem causar dores nos dentes. Além disso, existem dentes que precisam passar pelo dentista especialista em canal para fazer a endodontia, mas não doem. Por isso, é essencial ir pelo menos de seis em seis meses ao consultório odontológico, ou quando alguma adversidade surgir na cavidade oral. Somente um profissional vai conseguir identificar com precisão e rapidez qual o problema e qual a melhor e mais rápida forma de solucioná-lo.

É raro, mas mesmo um dente com um tratamento de canal realizado da forma mais adequada possível pode necessitar de um novo tratamento. Nesses casos, o procedimento endodôntico vai funcionar como uma pequena intervenção cirúrgica, mas que deve ser feita por um dentista especialista em canal. O tratamento de canal não deve ser visto pelos pacientes como um problema, mas, sim, como uma forma eficiente de preservar e restaurar um dente que foi atingido por microrganismos que podem prejudicar seu funcionamento.

Uma maneira de perder o medo de fazer o tratamento de canal é saber quais são e como funcionam as etapas para a sua realização, além das possíveis complicações caso ele não seja feito. Dessa maneira, o paciente fica mais confiante e tranquilo, o que vai facilitar tanto para o paciente quanto para o especialista que vai fazer o procedimento endodôntico. O primeiro passo é selecionar um sal que possua a função anestésica mais apropriada para tratar o dente internamente.

Por mais que a endodontia seja feita de forma eficiente e segura, ela ainda pode causar receio nas pessoas por não ser um procedimento odontológico simples. O tratamento de canal é feito por partes e, dependendo da extensão, o paciente vai precisar ir ao consultório odontológico de duas a três vezes para que o processo possa ser totalmente finalizado.

O tratamento de canal também serve para tratar dentes que foram atingidos pelas cáries e que já estão em uma forma mais grave da doença. As cáries estão entre os problemas bucais mais comuns e negligenciados. Quanto mais tardia for a busca por tratamento, maiores as dificuldades para a sua cura, maiores as probabilidades de surgimento de problemas mais graves e maiores as chances da única solução possível ser a remoção total do dente. É importante que se faça uma visita ao dentista para a realização da restauração do dente cariado.

Quando a busca pelo tratamento ocorre de forma rápida, a simples remoção do agente causador das inflamações e dores, que pode ser a cárie, resolve o problema. Depois, é necessário fazer o reparo da coroa dental para que não haja evolução do quadro. Quanto mais cedo o problema for tratado, menores as chances da realização de um tratamento de canal ser necessária.

Para aqueles que não desejam passar por um processo endodôntico, as dicas são simples: deve-se ter cuidado extremo com traumas na boca para que eles não danifiquem a polpa dental a ponto de haver necessidade de um tratamento de canal. Outra dica é realizar a higiene bucal adequadamente e ter hábitos saudáveis, como: não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso e diminuir a ingestão de alimentos com muito açúcar. Também é importante ir ao dentista pelo menos de seis em seis para garantir que está tudo bem com a cavidade oral, garantindo uma boca saudável sem a necessidade de passar por procedimentos mais invasivo.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba