Dentista especialista em restauração
Muitos problemas na saúde bucal podem levar alguém a precisar de um dentista especialista em restauração, desde cáries até traumas que provocam a fratura do dente e condições de saúde, como o bruxismo - que causa um desgaste na região pelo apertar ou ranger dos dentes.
O objetivo da restauração dental é repor a anatomia do dente que foi perdida, mantendo a sua função, por exemplo, no caso da mastigação. Além disso, o dentista especialista em restauração cuida para que a estética não seja prejudicada, deixando o dente o mais parecido possível com o que era antes do problema.
Técnicas do dentista especialista em restauração
Existem dois tipos de restaurações: as diretas e as indiretas. O primeiro tipo é feito quando é possível adicionar os materiais diretamente no dente a ser restaurado. Normalmente, são casos mais simples, em que apenas a superfície foi afetada. Já as indiretas são utilizadas se há uma cavidade ou um desgaste maior no local. O dentista especialista em restauração prepara o material fora da boca e faz o encaixe dele no dente posteriormente.
- O procedimento para fazer uma restauração dental direta começa removendo a parte do dente que está deteriorada;
- Depois é limpada a área e preenchida a cavidade com um material restaurador;
- As contraindicações da restauração direta só existem quando a cavidade é muito grande;
- O maior problema da restauração indireta é a dureza do material, que é mais resistente que o dente da pessoa;
Os materiais mais utilizados na restauração direta são resina, que é a mais utilizada nos consultórios de dentistas, pois possui um grande apelo estético, diversas tonalidades e transparências, o que faz com que, através de misturas, seja possível igualar ao máximo a cor e formato do dente natural da pessoa.
Dentista especialista em restauração pode ainda aplicar no processo ionômero de vidro para pessoas com alta incidência de cáries, principalmente em crianças com dentes de leite. Esse material costuma ser mais barato do que a resina, mas não tem tantas propriedades estéticas.
É possível inda o dentista especialista em restauração fazer a troca de restauração de amálgama por uma de resina, dependendo da condição do dente do paciente. O amálgama é considerado obsoleto por uma série de desvantagens, como maior desgaste do dente para receber a restauração, falta de adesão e risco de novas fraturas.
Na técnica indireta de restauração dental, o dentista especialista em restauração faz um preparo do local, depois a moldagem do dente e o envia a um laboratório de próteses para a confecção. Após este processo, ele realiza a cimentação desta restauração no local.
Recomendações do dentista especialista em restauração
Logo após a realização da restauração, o dentista irá orientar como se deve proceder nas primeiras horas após o procedimento. Dependendo do estado do dente, do material aplicado e principalmente da técnica utilizada, pode ser necessário que o paciente permaneça em jejum ou evite alguns alimentos por algumas horas.Na maioria dos casos, contudo, já é possível comer imediatamente após deixar o consultório, com poucas restrições. Os cuidados de higiene devem ser iguais aos tomados com os dentes que não passaram por uma restauração. Escovar adequadamente e não esquecer o fio dental para manter a saúde bucal e preservar a restauração.