PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
dentista infantil
dentista infantil

dentista infantil

Papel do dentista infantil no crescimento e desenvolvimento das crianças

Não é preciso ser pai ou mãe para saber e entender a importância de uma saúde de qualidade e que atenda a todas as necessidades do pequeno. E não apenas isso, uma saúde que compreenda mais do que idas ao médico regulares, mas também a saúde bucal. Isso mesmo, um dentista infantil é de extrema importância para que uma criança cresça e se desenvolva da melhor forma possível. Isso porque o dentista infantil tem o papel de identificar, tratar e prevenir diversos problemas bucais, como é o caso de:

  • Cáries nos dentes;

  • Má oclusão (mordida);

  • Higiene bucal deficiente;

  • Placas bacterianas.

Se engana quem pensa que um dentista infantil na rotina de uma criança é uma coisa não tão necessária e que pode ser deixada para depois ou em segundo plano. No entanto, quem é pai, mãe, enfim, alguém responsável por uma criança, deve ficar ciente de que um dentista infantil tem a mesma importância na formação de um pequeno, que um pediatra possui. As doenças que podem vir da higiene bucal (ou falta dela), não devem ser menosprezadas, e sim, deve ter um olhar especial e dedicado sobre as mesmas. Muitos dos vírus, bactérias, infecções e outros males enxergam a boca de uma criança como porta de entrada para que causem prejuízo para todo o corpo.

Em uma pessoa com mais idade, com todos os dentes permanentes e que, teoricamente deveria fazer toda sua higiene bucal de forma correta e completa, os vírus, infecções, bactérias e cáries já conseguem encontrar o seu caminho. Pensando assim, o cuidado com as crianças deve ser redobrado. Por isso, o dentista infantil não deveria ser apenas uma opção na vida de um menor, e sim uma certeza. Além, de cuidar dos dentes e ser responsável por tudo que se passa pela boca da criança, o dentista infantil também será um dos responsáveis por identificar os alertas que os dentes dão quando alguma coisa está errada com a saúde da criança.

Da mesma forma que uma febre serve para alertar que o corpo humano está tentando expelir algum corpo estranho, ou até mesmo que há algo mais grave acontecendo com a pessoa, a dor no dente e a sua mudança de coloração fazem o mesmo. E isso pode acontecer, também, com crianças. E quando acontece um dentista infantil pode identificar, intervir e agir no tratamento, e posteriormente na prevenção. Ter o acompanhamento de um dentista infantil, impede que a criança precise fazer uso de dentistas de emergência e dentistas que atendem 24 horas.

Nunca é muito cedo para consultar um dentista infantil

O profissional dentista que desempenha a função de dentista infantil é também chamado e reconhecido como odontopediatra, que exerce a odontopediatria. Profissional esse que é mais necessário do que muitos imaginam. Mesmo as pessoas que se preocupam frequentemente com planejamento, futuro e saúde, às vezes acabam deixando em segundo plano as consultas com o dentista infantil para seu filho, neto ou criança que está sob sua responsabilidade. E isso é um erro, pois o cuidado de hoje reflete em um belo sorriso, livre de cáries e outros perigos amanhã. E como já foi citado anteriormente, quanto mais cedo se cuida dos dentes de uma criança, mais cedo ela pega hábitos saudáveis e higiênicos que irá levar para a vida toda.

Muitas pessoas, também, se enganam quando pensam que só porque crianças possuem dentes de leite elas não precisam de um dentista infantil. Esse é um engano comum cometido por muitos, as pessoas que acreditam que a queda dos dentes de leite os tornam irrelevantes para avaliações com um dentista infantil. Quando na verdade, é de extrema importância que odontopediatras acompanhem e cuidem dos dentes de leite das crianças, para que ajudem os pequenos a manter uma boca saudável e preparada para a chegada dos dentes permanentes.

Outros benefícios que um dentista infantil pode acarretar na vida da criança e do adulto são:

  • Qualidade de atendimento;

  • Amplo trabalho de prevenção e conscientização com a criança;

  • Ensino de boas práticas e hábitos higiênicos que são facilmente captados por crianças;

  • Economia no tempo e no bolso do adulto;

  • A criança perde cada vez mais cedo o medo e o estranhamento de uma cadeira de dentista infantil.

Além de tudo isso que já foi citado e listado, os benefícios de ter um dentista infantil de segurança para uma pessoa e seus filhos e/ou crianças sob sua responsabilidade são os mais diversos, que vão desde comodidade, segurança e promoção de saúde. No entanto, para que os menores tenham todas as vantagens de um dentista infantil é preciso procurar com atenção.

Quem procura por um dentista infantil de qualidade para que atenda a criança sob sua responsabilidade deve se atentar às recomendações, avaliações, local no qual o mesmo faz seu atendimento, e claro, se o profissional possui formação, qualificação e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) no estado no qual faz atendimento. Uma boa dica para o consumidor é sempre conferir avaliações na internet e o famoso boca a boca, o serviço de odontologia é algo comum no Brasil e amplamente utilizado, por isso, é seguro pedir recomendações de amigos, familiares e colegas de trabalho.

Dentista infantil e seus cuidados com os bebês

Poucos sabem, mas o tratamento com o dentista infantil pode (e deve) começar já na barriga da mãe. Isso mesmo. Quem pesquisa por quando é a época mais correta de procurar um dentista infantil, irá encontrar essa resposta. Isso porque, quando nasce um bebê, há o senso comum de se falar que o mesmo não possui dentes, quando a verdade é que ele possui, sim, dentes, mas sua dentição primária ainda está escondida pelas gengivas. E mesmo quando os dentinhos ainda não rasgam na gengiva do bebê, já é necessário que os pais tenham todo um cuidado especial com a higiene bucal da criança.

Recomenda-se que uma mulher gestante já procure um dentista infantil em uma odontopediatria por conta de problemas que podem ser identificados através da boca. E também, claro, pelo fato de que o dentista infantil irá ensinar e passar todos os cuidados necessários que, não só a mãe, mas também o pai e todos os adultos responsáveis pela criança devem ter com a sua higiene dentária e bucal no geral. Além de aprender a como cuidar da saúde bucal do bebê, a mãe e os adultos em volta, também irão aprender com o odontopediatra sobre as mudanças que irão acontecer na boca do pequeno. Isso faz com que todos fiquem preparados para quando tais mudanças ocorram.

A ação do dentista infantil com bebês tem duração que vai do nascimento até a idade de 3 anos da criança. Após isso, a abordagem do dentista infantil deve ser diferenciada. Quando bebê, o odontopediatra deve fazer uma atuação preventiva com a criança, focada na amamentação, uso de chupetas, uso de mamadeiras e focando na dieta do pequeno. A abordagem curativa de dentista infantil na fase bebê da criança tende a ser um atendimento clínico.

Poucos sabem, mas existem clínicas odontológicas para bebês, e a primeira brasileira nasceu em Londrina, em 1986. Nessas clínicas, o dentista infantil precisa atuar de acordo com as necessidades do bebê e como o mesmo se comporta em consultas, por isso eles possuem técnicas específicas para lidar com os recém nascidos e, também, contam com a ajuda de pais e responsáveis para fazer o seu atendimento. E, como não poderia deixar de ser, contam também com cadeiras específicas para bebês. Cadeiras que deixam o bebê mais confortável, não o machuca e auxilia o dentista infantil da melhor forma possível.

Os exames feitos por um dentista infantil em um bebê são dois, o exame extrabucal e o exame intrabucal. O primeiro tem como objetivo detectar e identificar da melhor forma a simetria crânio-facial do bebê, seus músculos de expressão, grau de mobilidade da mandíbula e a possível existência de nódulos nas cadeias ganglionares. Já o exame intrabucal feito pelo dentista infantil em um bebê tem o intuito de detectar a forma do palato, a inserção dos freios labiais e lingual, a forma e integridade dos rodetes gengivais, as faces internas da mucosa jugal, assoalho bucal e língua, e claro, a integridade dos dentes e sequência de erupção (dentes que vão rasgando a gengivas e saindo um a um).

Muitos são os cuidados que um dentista infantil recomenda com bebês e, principalmente, pais de primeira viagem com o seu filho, e um deles é o teste da linguinha. O mesmo é realizado por meio da aplicação de uma coisa chamada “Protocolo de avaliação do frênulo lingual com escores para bebês”. Protocolo este que é dividido em histórico clínico, avaliação anatomofuncional e também avaliação da sucção não nutritiva e nutritiva. Esse mesmo protocolo possui pontuações independentes e que pode ser aplicado por partes, e sob a supervisão de um dentista infantil, até o 6º mês de vida da criança. Esse teste serve para identificar e diagnosticar caso o bebê possua a língua presa, problema bucal que causa prejuízos que não se limitam apenas a fala.

Evolução da criança com o dentista infantil

É importante que a mulher gestante faça um acompanhamento com o dentista infantil por diversos motivos, e um deles consiste na orientação no quesito da amamentação. É importante que a mãe estimule seu filho a mamar no peito, isso porque a amamentação traz diversos benefícios à saúde bucal, entre eles o estímulo a respiração nasal, guia o bebê a um desenvolvimento esquelético harmônico e um bom amadurecimento bucal. Além disso, o dentista infantil ainda deve lembrar a mãe que a amamentação exercita os músculos da face do bebê e é de grande ajuda e atuação no papel de evitar, ou amenizar, problemas como respiração bucal, má oclusão (mordida), mordida cruzada e apinhamentos de dentes.

Como já foi dito anteriormente, é na infância que o dentista infantil consegue ajudar os pais e responsáveis a tirar as crianças de certos hábitos que não fazem bem para o comportamento, para a saúde e para a vida, e um deles é o de chupar o dedo e continuar a reproduzir hábitos de sucção mesmo após largar o peito (amamentação) e a mamadeira. É comum que o dentista infantil recomende que os pais e responsáveis permitam que uma criança até os dois anos de idade permaneçam com esse hábito (até mesmo o de chupar o dedo). Após os quatro anos de idade com tais hábitos podem gerar efeitos irreversíveis na saúde bucal das crianças, problemas que incluem:

  • Mordida aberta anterior;

  • Atresia maxilar;

  • Mordida cruzada;

  • Palato ogival;

  • Lábio hipotônico.

Alimentação balanceada aliada com o trabalho do dentista infantil

Assim como diversos aspectos da vida, o trabalho e sucesso do trabalho do dentista infantil também está atrelado a alimentação das crianças. A expressão “você é o que você come” é bastante real e não serve apenas para problemas relacionados a peso, diabetes, colesterol e cardíacos, mas também a saúde bucal. Como já foi dito anteriormente, muitos vírus, bactérias, cáries e infecções encontram seu caminho de entrada pela boca e o fazem através de alimentos gordurosos, saturados e extremamente açucarados. Por isso, uma boa opção para pais, responsáveis e adultos no geral é manter uma alimentação balanceada e bem pensada para os pequenos.

Não apenas o dentista infantil, mas também outros médicos que cuidam de crianças, indicam que um bebê, até seu primeiro semestre de vida, fique com o aleitamento exclusivo, sem a oferta de água, chá ou outro alimento para o bebê. A partir desse período, o dentista infantil (assim como outros médicos pediatras) aprovam a introdução de alimentos pastosos na dieta da criança. Da mesma forma, também estimulam o consumo de frutas, verduras e legumes. E assim como fazem com adultos, os médicos no geral alertam para o mal e pede que os pacientes evitem açúcar elevado, café, frituras, enlatados, refrigerantes, salgadinhos e balas, no caso das crianças.

Quando o assunto é o açúcar nenhum dentista infantil brinca no serviço. Isso porque o açúcar faz um grande mal aos dentes e ao organismo da criança como um todo, além de causar dependência. Por isso, o dentista infantil sempre irá recomendar que o açúcar seja evitado e substituído por alimentos mais docinhos naturalmente. E vale ressaltar e alertar aos pais, professores, tutores e responsáveis, que até mesmo medicamentos podem conter quantidades significativas de açúcar, por isso ler a bula dos mesmos é essencial caso a criança não seja exposta demasiadamente ao mal que é o açúcar.

Dentista infantil no combate às cáries

A cárie dentária (cientificamente conhecida como Streptococus mutans) é uma velha conhecida dos brasileiro. Estima-se que todos os habitantes do país, pelo menos uma vez na vida, irão pegar cárie nos dentes. No entanto, essa estimativa não se configura como motivo suficiente para que as pessoas relaxem com a saúde bucal e lutem contra esse mal. Nessa questão, o dentista infantil procura agir desde cedo com as crianças em seus atendimentos.

Vale destacar que, mesmo a cárie sendo bastante comum, ela não nasce com o ser humano. Bebês nascem sem nenhuma bactéria que possa ser cariogênica. As cáries chegam nas bocas das crianças em seu primeiro ano de vida através da saliva. Os adultos e o dentista infantil precisam ficar atentos a partir dos 17 meses de uma criança, pois é a partir desse período que o pequeno está sujeito a maior aquisição de cárie. A aderência ou não desse mal vai variar de acordo com o hábito da criança, costumes do menor e o nível de contaminação cariogênica da família.

A falta de cuidado e acompanhamento com um dentista infantil pode causar a cárie de primeira infância. Também conhecida como cárie de acometimento precoce, a cárie de primeira infância se caracteriza como uma doença infecciosa que afeta crianças em idade pré-escolar. O dentista infantil alerta que a condição pode causar uma rápida destruição dos elementos dentais. A mesma se apresenta de forma mais severa quando há muitos dentes envolvidos e rápida evolução. A cárie de primeira infância afeta, principalmente, as superfícies que são consideradas de baixo risco, como é o caso das faces vestibulares de incisivos, faces linguais e vestibulares de molares superiores e inferiores.

Essa cárie de primeira infância, que preocupa tanto o dentista infantil, e deveria ser uma preocupação de pais, responsáveis, professores e tutores, podem ser inicialmente observadas nos dentes incisivos superiores. Esses dentes, se tiverem com a cárie de primeira infância, irão apresentar manchas esbranquiçadas na margem gengival. Além disso, um outro sinal a ser detectado pelo dentista infantil desse grande mal é a rápida progressão com cavitação, que pode se estender para outras superfícies dos dentes. Se o dentista infantil não agir rápido em medidas preventivas, a evolução desse processo que causa grande prejuízo a saúde bucal da criança, pode culminar em ampla destruição da coroa dentária e, se evoluir para algo mais grave, pode causar destruição total da dentição do pequeno.

Diferencial do dentista infantil

Muitas pessoas se perguntam do por que é necessário um dentista infantil, já que acreditam que um dentista que atende adultos poderia fazer o mesmo trabalho com as crianças. No entanto, vale destacar que o dentista infantil precisa ter outros conhecimentos e habilidades que ultrapassam o ofício de dentista, e precisa lidar com diversas situações, como por exemplo:

  • Cooperação limitada de uma criança com menos de 3 anos de idade;

  • Tempo de consulta reduzido por conta do interesse e paciência da criança em ficar na cadeira do dentista infantil;

  • Uso de abridor necessário em bebês que não possuem coordenação motora para manter a boca aberta;

  • Bastante choro durante muitos atendimentos.

Todo o tratamento do dentista infantil requer um cuidado especial e específico. Tudo isso para que as crianças tenham a atenção e cuidados psicológicos necessários e a consulta com o dentista infantil não se torne uma tortura e um tabu, como é mostrado em diversos filmes, séries e desenhos. Em uma consulta rotineira de odontologia, a criança precisa se sentir segura, confiante e descontraída, e para isso o odontopediatra precisa se esforçar, muitas vezes, mais do que um dentista que faz atendimentos comuns a jovens e adultos.

Quanto custa um bom dentista infantil?

Olhando para todos esses benefícios que um dentista infantil pode trazer para uma criança e, consequentemente, toda sua família, é comum que o consumidor comece a se perguntar e a pesquisar “quanto custa um bom dentista infantil”? No entanto, antes da pessoa interessada ir fazer tal pesquisa e começar a orçar preços, é preciso que ela tenha consciência de que um dentista infantil não é apenas mais um gasto, mais um boleto a ser pago e mais uma dívida. Consultas rotineiras com um odontopediatra é, na verdade, um investimento no futuro e na saúde da criança.

Ao submeter a criança a visitas rotineiras a um dentista infantil, o pai, mãe, tio, tia, avó, enfim, um adulto responsável por uma vida menor de idade, não está apenas tomando providências para cuidar da saúde bucal do pequeno. Ao levar a criança para um dentista infantil, o adulto está resguardando e abrindo portas para um futuro livre de cáries, doenças e maus hábitos para esse futuro jovem e posteriormente adulto. Cuidar da saúde bucal já é algo que remete ao cuidado da saúde como um todo. Agora, saúde bucal bem cuidada e tratada por um dentista infantil, logo nos primeiros momentos de vida, é um investimento em um futuro saudável e cheio de qualidade de vida, não apenas para a criança, mas também para toda sua família. Já que os hábitos adquiridos por ela serão reforçados e praticados no âmbito familiar.

Por isso, quando o consumidor for pesquisar por quanto custa um bom dentista infantil para o seu pequeno, ele não pode pensar apenas em dinheiro, mas também em promoção de saúde e qualidade de vida. Nesse caso, não será qualquer odontopediatra que irá, necessariamente, cumprir com todas essas obrigações. Ao orçar, pesquisar e avaliar, é essencial que o consumidor procure com atenção para não cair em planos mentirosos e profissionais não qualificados para realizar um bom acompanhamento com as crianças.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba