A importância do dentista para bebe
Os cuidados com a saúde bucal da criança começam no momento da gestação, que tem como objetivo orientar a futura mãe sobre os cuidados essenciais durante o período da gravidez e pós-nascimento. Esse acompanhamento é necessário para um bom desenvolvimento dos aspectos fisiológicos em cada fase. Portanto, os pais devem contar com dentista para bebe e assim garantir a saúde bucal do pequeno de maneira integral.
Para quem sonha com a maternidade, os especialistas defendem a importância da visita ao dentista antes mesmo da gravidez se confirmar. Ao iniciar cedo uma rotina de visitas ao dentista para bebe, pais e filhos criam um vínculo de confiança com o profissional. O principal foco dessa especialidade é promover a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis da criança, para que sejam mantidos ao longo dos anos.
Primeira visita com dentista para bebe após o nascimento
Os primeiros meses de vida de um bebê são de constante evolução. Os especialistas defendem como indispensável que o bebê receba cuidados rotineiros de higienização da gengiva a partir do terceiro mês. Já por volta dos seis meses, quando o primeiro dente de leite começa a despontar, os cuidados também envolvem técnicas para o alívio do desconforto na gengiva.- É fundamental cuidar do melhor desenvolvimento dos dentes de leite;
- Os pais devem estar preparados para fazer massagens e utilizar os recursos como mordedores;
- A higienização com escova deve começar logo ao nascer do primeiro dente;
- Essa fase inicial também exige o cuidado com o uso correto de mamadeiras e chupetas.
Assim como indicado para os adultos, as visitas periódicas dos pequenos ao dentista também devem ser feitas a cada seis meses. No caso das mulheres, é importante ter consciência da importância do diagnóstico precoce de doenças periodontais, que acometem a gengiva – e que em um estado mais avançado, podem cair na corrente sanguínea e ser a causa de partos prematuros.
Problemas tratados pelo dentista para bebe
O dentista para bebe pode tratar diferentes enfermidades bucais. O aparecimento dos primeiros dentes e o uso da mamadeira traz mais uma preocupação: o risco das chamadas cáries de mamadeira. Elas estão relacionadas à inadequada higienização bucal, após à ingestão de leite e outros líquidos, especialmente à noite.Para controlar, o dentista para bebe costuma recomendar sobre escovação, os tipos de escova e pasta de dente mais adequadas, o momento de começar a usar o flúor e o fio dental. Tudo isso, na medida e frequência certas para acompanhar o desenvolvimento individual da criança.
Outro problema além das cáries, costumam ser o bruxismo infantil. Esse hábito involuntário de ranger os dentes, que decorre, entre outros fatores, de situação de estresse emocional com o nascimento dos primeiros dentes. Já os problemas ortodônticos indicam a hora de tratar de eventuais correções nos ossos e na disposição dos dentes, que apresentem deformação ou estejam em posição inadequada. Seja qual for a necessidade, em todos os casos, o dentista para bebe pode diagnosticar e indicar a melhor solução.