PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
dentista para criança
dentista para criança

dentista para criança

Dentista para criança: educação, prevenção e benefícios da odontopediatria

A odontologia, assim como a medicina, possui uma ampla área de estudo e, consequentemente, uma série de especialidades diferentes, sendo 19 áreas reconhecidas no Brasil. Uma dessas especialidades é a odontopediatria, ou seja, dentista para criança. A odontopediatria é uma área dentro da odontologia dedicada aos cuidados da saúde bucal de bebês, crianças e até dos adolescentes. O principal objetivo dessa especialidade é promover a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis na criança, para que sejam mantidos ao longo de toda a vida.

O dentista para criança cuida também da preservação dos dentes de leite. Além dessa dentição ser importante para os anos seguintes, sua conservação influência no desenvolvimento da fala e na mastigação, o que contribui no equilíbrio emocional e autoestima dos pequenos. Por outro lado, engana-se quem pensa que o odontopediatra é exclusivamente um dentista para criança. Apesar de ser o foco da área, antes de se tornar especialista, o profissional estuda todos os campos da odontologia quando se forma cirurgião.

Quando se trata da saúde dos filhos, os pais querem o melhor sempre. E um cuidado muito importante que os pais devem ter é com a dentição primária dos seus filhos, levando-os em um dentista para criança. Não há melhor época para dar início às boas práticas de higiene bucal do que agora. A odontopediatria ou dentista para criança garante que os primeiros dentes dos pequenos permaneçam saudáveis e livres de cárie e outras doenças dentárias.

A partir de qual idade os pequenos devem frequentar um dentista para criança

O cirurgião dentista é um profissional muito importante que cuida da saúde bucal de qualquer pessoa. A saúde bucal é um aspecto que deve demandar atenção desde os primeiros anos de idade e, por isso, é tão importante que os pais ajudem seus filhos a se adaptarem a ir ao dentista desde cedo. Muitas pessoas, no entanto, têm dúvidas sobre quando essas visitas devem começar a ser realizadas e, por isso, podem ir ao dentista muito tarde para a primeira consulta da criança, prejudicando a saúde de seus dentes.

A primeira visita dos pequenos ao dentista para criança deve ser quando são ainda bebês. É recomendável que as crianças visitem um odontopediatra bem cedo, mesmo antes do surgimento do seu primeiro dente de leite. O ideal é que os pais os levem ao dentista para criança por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Essa recomendação é feita pois, mesmo antes dos dentinhos nascerem, as orientações de higienização da cavidade oral são muito necessárias para que os pais ajudem a evitar o desenvolvimento de cáries nos pequenos pedacinhos de dentes que podem começar a surgir nessa fase da vida.

A primeira consulta com um dentista para criança também é uma ótima oportunidade para ambientar a criança no consultório do dentista, além de fazê-la se familiarizar com o profissional e começar a se sentir confortável e segura nessa situação. É necessário que os pais se atentem, pois a primeira consulta jamais deve ser traumática, tanto para os pais quanto para os filhos, mas sim um encontro agradável e tranquilo com o dentista para criança que cuidará da saúde bucal do pequeno por um longo tempo.

Durante a primeira consulta da criança ainda bebê ao dentista para criança, serão realizadas somente avaliações simples da cavidade oral, para avaliar o desenvolvimento dos dentinhos e verificar como está sendo feita a limpeza do local. Além disso, os pais irão receber orientações de cuidados que devem ter com a saúde bucal de seus filhos a partir desse momento. O dentista para criança ainda pode orientar os pais em relação aos melhores modelos de escovas e pastas de dentes que serão usadas nesses primeiros cuidados bucais dos bebês.

O acompanhamento da saúde bucal com um dentista é necessário para todas as idades, dessa forma, com as crianças não seria diferente. Após a primeira consulta do bebê com um dentista para criança, os pais devem começar a se programar para levar a criança para os próximos atendimentos com o profissional que escolheram. Assim como os adultos, é recomendável que os pequenos visitem o dentista para criança de seis meses, para que, além de prevenir as doenças que possam se desenvolver na região bucal, os dentistas para criança também possam acompanhar o crescimento dos dentinhos e outras condições que podem afetar a funcionalidade e aspecto visual dos mesmos.

Além disso, o dentista pode avaliar possíveis sangramentos na gengiva, o desenvolvimento de algum dente já prejudicado com cárie, dores e até mesmo possíveis lesões estruturais que estejam prejudicando a mastigação e fala da criança. Ao longo do crescimento e amadurecimento da criança e aparecimento dos seus dentes, as consultas com o dentista para criança podem mudar seu foco inicial, porém sempre terão como objetivo garantir a boa saúde da região.

Os tratamentos feitos ao longo do desenvolvimento da criança ao ir ao dentista para criança são:

  • Profilaxia (medidas preventivas) e limpeza dos dentes;

  • Exames físicos completos;

  • Orientações sobre cuidados com a saúde dos dentes e gengivas;

  • Identificação de possíveis lesões na região;

  • Avaliação de radiografias e exames complementares, se for necessário.

A primeira ida ao dentista é uma consulta tão importante quanto as futuras visitas que serão feitas a esse profissional da saúde durante o crescimento da criança, e por toda a sua vida. Esse acompanhamento é necessário para um bom desenvolvimento dos aspectos fisiológicos em cada fase. Na odontopediatria a palavra de ordem é a prevenção. Quanto mais cedo começar, melhor.

Por isso, os futuros papais e mamães podem até mesmo aproveitar a fase da gestação para receber as orientações sobre os cuidados iniciais com o bebê. Pode parecer cedo demais, mas não é! O objetivo principal dos primeiros contatos com o dentista pediatra é construir uma experiência de aprendizados e confiança. Assim, você pode evitar desgastes futuros com o tratamento corretivo de problemas já existentes. Isso é fundamental para que essa dinâmica comece livre de traumas para os pequenos.

Para os papais, as visitas a um dentista para criança servem como um guia para percorrer e entender todas as fases da infância dos seus filhos. E isso ocorre antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho. Por se tratar de um momento repleto de novas experiências, muitas dúvidas podem aparecer, e o dentista para criança pode auxiliar e orientar os pais nesse processo.

Dentista na gravidez: o pré-natal odontológico

Quando se fala em dentista para criança, estamos falando de todas as fases, inclusive dos primeiros meses de vida da criança. Algumas pessoas podem achar exagero, mas os cuidados com a saúde bucal da criança começam no momento da gestação. Esse cuidado tem o nome de “pré-natal odontológico” e tem como objetivo orientar a gestante sobre os cuidados essenciais durante o período da gravidez e pós-nascimento.

Para as mamães, a ideia é fazer um check-up geral com um dentista. Dessa forma, é possível identificar e tomar todas as medidas preventivas necessárias para evitar o aparecimento de enfermidades bucais que possam afetar a saúde, tanto da mulher como a do seu bebê. Esse acompanhamento é muito importante porque durante a gestação, o organismo da mulher passa por uma grande variação hormonal. Isso pode favorecer o desenvolvimento de condições pré-existentes, aumentando o risco de cáries e gengivite, por exemplo.

A higiene bucal é sempre necessária para todos, mas, especialmente nessa fase, é essencial que a gestante mantenha todos os cuidados com a sua higiene bucal, a fim de evitar possíveis complicações. Mas os bebês, claro, também se beneficiam do acompanhamento de um dentista para criança durante a gravidez. Esse é o momento ideal para que os pais recebam todas as informações e orientações sobre os cuidados futuros com seu bebê.

Agora, para aquelas mulheres que já sonham com a maternidade e estão planejando esse momento único, os especialistas defendem a importância da visita ao dentista antes mesmo da gravidez se confirmar. Essa visita faz parte do planejamento e é importante para realizar o diagnóstico precoce de possíveis doenças periodontais, que são inflamações que acometem a gengiva – e que em um estado mais avançado, podem cair na corrente sanguínea e ser a causa de partos prematuros.

Dicas para evitar o trauma ao levar os pequenos em um dentista para criança

Muitos se tremem só de ouvir falar em dentista, lembrar o barulho do motorzinho que arrepia até o último fio de cabelo. Muitas crianças, claro, também se assustam quando vão a um dentista para criança pela primeira vez. Já os pais, quando sentem medo, ao pensar em levar seu bebê para se consultarem ainda tão pequenininhos, ficam com o coração pequeno. Mas é preciso levar que esse medo é só desse adulto.

A criança não tem a menor ideia do que vai se passar naquela cadeira de dentista para criança e, se tem, pode acabar se surpreendendo para melhor. Em algumas situações os pais acabam colocando medo nas crianças ao falarem antecipadamente sobre os tratamentos, por exemplo. Então um tratamento não tranquilo acaba gerando uma ansiedade na criança.

Entretanto, para ela a experiência pode ser o oposto da experiência dos pais e extremamente prazerosa, por isso é preciso ter cuidado para não repassar um trauma para os pequenos. Mesmo assim, algumas crianças podem apresentar algum tipo de medo ou ansiedade no consultório do dentista para criança. Por isso, o ideal é que pais e dentista para criança saibam como ajudar crianças que têm medo da consulta.

Cada dentista para criança possui seu próprio método para ajudar ou distrair a criança em momentos de tensão. Digamos que, nesses casos, cada um deles é um pouquinho psicólogo também. Um recurso muito usado é o faz de conta. Incentivar a imaginação aliada aos personagens prediletos de cada paciente. Assim, o contato fica mais próximo e tanto o dentista para criança estabelece uma relação de confiança com seu mini paciente.

Outro recurso muito importante e bastante usado pelos profissionais é o de mostrar e explicar para a criança qual será o procedimento antes de realizá-lo. Em geral, dentista para criança também tem atrativos em seu consultório, assim o foco da criança fica na ludicidade do ambiente. Já do lado dos pais, o ideal é que transmitam segurança e tranquilidade para as crianças.

É recomendável que os pais tratem o dentista para criança como um amigo que vai ajudar os dentinhos a ficarem cada vez mais fortes e saudáveis, e em nenhuma hipótese fazer ameaças de dor ou de tratamentos traumáticos. Os pais também podem explicar que o dentista para criança, assim como o médico pediatra, é alguém de confiança e que a criança não precisa se preocupar, porque aquela é uma consulta natural e necessária.

Aqui se encontram cinco dicas que vão ajudar a criança a ter uma ótima primeira experiência com um dentista.

  • Levar a criança a um odontopediatra (dentista para criança);

  • Levar a criança ao dentista antes das cáries;

  • Pesquise para saber o que será feito na primeira consulta;

  • Evite problemas bucais na infância;

  • Previna a criança de doenças bucais.

A melhor maneira de encarar o dia da consulta com um dentista para criança de forma natural é se informando do que vai acontecer por lá, além de optar por um dentista para criança, que será treinado para cuidar dos dentes dos pequenos usando a sua melhor psicologia. Confiança no profissional é fundamental. Também é importante que o dentista para criança invista em uma abordagem lúdica e cheia de brincadeiras, que vão deixar a criança entretida e faça da consulta um momento divertido e tranquilo para elas.

A primeira consulta deve acontecer ainda durante a gestação, dessa forma é possível entender sobre aleitamento materno, como limpar a boca do bebê, uso de chupetas e mamadeiras, retardar a introdução de açúcar na dieta, época de irrompimento dos dentes de leite e permanentes, momento e instrumentais corretos para realizar a higiene bucal, e muitas outras dúvidas que a mãe possa ter.

Depois, chega a hora de levar a criança ainda bebê em sua primeira consulta com um dentista para criança. Assim que nasce o primeiro dentinho, o que acontece por volta dos seis a oito meses, é importante que o bebê se consulte com um dentista para criança, ou até mesmo antes do nascimento do primeiro dente. Hoje em dia as crianças têm gostado de ir ao dentista, pois esses profissionais têm cuidado para que essa consulta seja uma boa experiência.

A prevenção é importante para que a primeira experiência da criança no dentista para criança não seja associada a uma situação de dor, como cáries ou traumas. Esse é o momento de familiarizar a criança ao ambiente do consultório, mostrando a luz do refletor, a seringa tríplice que joga água e ar, o sugador, entre outros equipamentos. Na maioria das vezes, o bebê fica deitado na cadeira odontológica e o responsável debruçado sobre a criança, para ajudar na contenção da criança e para passar tranquilidade e proximidade.

Outra posição seria joelho a joelho, em que dentista para criança e o responsável se sentam em duas cadeiras, unindo os joelhos, e o bebê se deita com a cabeça voltada para o profissional. Essa é uma posição que vale tanto para o exame, como também para a higiene bucal caseira. Nesse exame, são observados todos os tecidos moles (gengiva, rebordo, bochecha, freios labial e lingual), e também é realizada a orientação direta de higienização pelo dentista para criança, geralmente a ser realizada pelos pais, para que eles sintam a pressão que devem exercer durante a escovação.

É muito importante que o dentista para criança avalie a criança como um todo e avaliar seus hábitos, conversando, verificando se respira pela boca, se dorme com a mão embaixo do rosto, se come frutas e legumes e como é a saúde geral. Infelizmente, a cárie ainda é a grande vilã na saúde bucal dos pequenos, assim como as más oclusões, conhecidas como problemas de mordida.

É de extrema importância que os pais saibam como higienizar corretamente, assim como retardar a introdução do açúcar, para que não haja desenvolvimento de cárie. Alguns bebês são acometidos pela chamada cárie de mamadeira. Isso acontece porque as crianças mamam e vão dormir sem fazer uma higiene. Por isso é tão importante que os pais sempre limpem a boca depois da mamadeira, mesmo antes de os dentinhos nascerem, para que a criança acostume desde sempre a escovar os dentes depois de comer. Já em relação as más oclusões, o ideal é utilizar chupetas e mamadeiras de modo racional, ou mesmo não as utilizar, além de remover o hábito quanto antes possível.

Fases da dentição e a importância do dentista para criança

Por volta dos 6 meses de vida do bebê, quando se observa a erupção dos primeiros dentinhos de leite (dentes decíduos), os responsáveis devem buscar a orientação de um dentista para criança (odontopediatra). O profissional vai avaliar a boca da criança e fará orientações para higienizar da melhor forma a região. Nesta fase, o dentista para criança também poderá ajudar em questões como atitudes a serem tomadas para amenizar o incômodo que o bebê sofre nesta fase em que os dentes estão nascendo.

Entre os 2 e 3 anos de idade, a criança já poderá apresentar toda a dentição decídua na boca (20 dentes). Assim é importante que se crie o hábito da escovação, pois dentes de leite também estão suscetíveis às mesmas lesões de um dente permanente. A partir desta fase é importante criar um acompanhamento de 6 em 6 meses no dentista para evitar-se lesões de cárie nos dentes, além de, claro, acompanhar o desenvolvimento da dentição junto a um dentista para criança, identificando de forma precoce o surgimento de desordens e má oclusões.

Por volta dos 6 aninhos, a criança começa a apresentar seus primeiros dentes permanentes. Também nessa fase os primeiros dentes de leite começam a “amolecer” e assim saem para dar espaço aos dentes permanentes. Assim é importante a visita ao dentista para criança para ter a garantia da saúde destes novos dentes e para que se possa intervir caso alguma má oclusão ou desenvolvimento ósseo facial inapropriado seja identificado. Já por volta dos 13 anos, o adolescente já apresentará em sua boca apenas dentição permanente. E sim, adolescentes também podem se consultar em dentista para criança, os odontopediatras.

Cada ser humano é único e algumas variações cronológicas podem ser observadas de indivíduo para indivíduo, porém, o mais importante a ressaltar nesta situação, é que o cuidado aqui deve ser redobrado, pois, estes dentes não terão substitutos naturais e serão os únicos disponíveis para o resto da vida. Nesta fase, porém, o indivíduo encara muitas modificações corporais e até emocionais, deixando por vezes de lado o cuidado com a saúde, inclusive a higienização.

A ida de 6 e 6 meses ao dentista é importante para o controle, motivação e orientação para prevenção de doenças dos dentes e da gengiva. No período de 17 aos 21 anos, pode ocorrer ainda a erupção dos dentes sisos. Para algumas pessoas, esta erupção pode causar algum incômodo por ocorrer numa região de difícil higienização, logo, é importante que seja observada pelo dentista para que ele tenha a orientação sobre o melhor tratamento a ser realizado.

Problemas bucais mais comuns em crianças

Os dentes definitivos começam a nascer geralmente a partir dos seis anos. Mas, um passo antes dessa fase, é importantíssimo cuidar do melhor desenvolvimento dos dentes primários, que são mais conhecidos como dentes de leite. A primeira dentição serve como um guia para o desenvolvimento dos dentes que vão nos acompanhar por toda a vida e o dentista para criança vai ajudar os pequenos a terem uma boa saúde bucal.

Três dos principais problemas que acometem pessoas durante a infância são o uso de chupetas e mamadeiras, as cáries e o bruxismo. A atenção à higiene bucal começa com uma limpeza correta da gengiva dos bebês. No entanto, essa primeira fase também exige o cuidado com o uso correto de mamadeiras e chupetas. Isso porque esses itens, sem o devido acompanhamento do dentista para criança, podem causar impactos no desenvolvimento da estrutura óssea e muscular da face.

Para que não ocorram deformações, os pais devem contar com o dentista para criança para receber as devidas orientações. Elas vão desde a indicação do período de uso desses acessórios até os tipos mais adequados para cada criança. Logo após o aparecimento dos primeiros dentes, o uso da mamadeira traz ainda mais uma preocupação: o risco das chamadas “cáries de mamadeira”. Para controlar essa situação, as recomendações do dentista para criança são sobre escovação, os tipos de escova e pasta de dente mais adequadas, o momento de começar a aplicar o flúor e a passar o fio dental. Tudo isso, na medida e frequência certas para acompanhar o desenvolvimento individual de cada criança.

Outro problema além da cárie costuma ser o bruxismo infantil. Esse hábito involuntário de ranger os dentes acontece, entre outros fatores, por uma situação de estresse emocional. Já os problemas ortodônticos indicam a hora de tratar de eventuais correções nos ossos e na disposição dos dentes, que apresentem deformação ou estejam em posição inadequada. Seja qual for a necessidade, em todos os casos, o dentista para criança pode diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba