Dentista para tratamento de canal acessível
O tratamento de canal sempre foi uma das intervenções dentro da odontologia mais temidas pelos pacientes. No entanto, o avanço dos procedimentos permitiu que os mesmos possam ser realizados de forma menos invasiva, permitindo uma rápida recuperação por quem passa por ela. Dentista para tratamento de canal também pode ser conhecido como Endodontista, um especialista na parte interna do dente.
A escolha do dentista para tratamento de canal deve levar em conta a experiência do profissional, a infraestrutura do local em que atende, a proximidade de casa ou do trabalho, além de estar dentro do orçamento. Uma forma de economizar é acionando o profissional via plano odontológico, que com o pagamento de mensalidade torna mais acessível o atendimento com o Endodontista.
Dentista para tratamento de canal: intervenção
O tratamento de canal nada mais é do que o tratamento da parte interna - polpa ou nervo do dente, que consiste na remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal. Esse tipo de tratamento é feito quando há algum tipo de lesão na polpa do dente, que normalmente causa dores no paciente. As causas comuns que afetam a polpa são dentes trincados, cárie profunda ou tratamento dental repetido na raiz ou trauma. Confira as etapas seguidas pelo dentista para tratamento de canal com o objetivo de resolver o problema:
- Realização de um raio-x;
- Anestesia local;
- Abertura do dente;
- Preenchimento.
A anestesia local é administrada no dente afetado, para então ser feita uma abertura e a polpa do dente doente é removida. Depois um material em forma de cone flexível é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.
Dicas do dentista para tratamento de canal
Dentes tratados e restaurados podem durar uma vida com os devidos cuidados que o dentista para tratamento de canal vai passar ao paciente. Esta intervenção possui alta taxa de sucesso. Entre as medidas que devem ser tomadas, estão escovar os dentes três vezes por dia e utilize o fio dental no mínimo uma vez, pois a limpeza dentária preventiva ajuda a prevenir problemas futuros além de evitar mastigar elementos duros como o gelo que pode fazer com que os dentes quebrem e danifiquem os canais de raízes.
Deixar de procurar o dentista para tratamento de canal pode trazer consequências graves na vida do paciente. O dente que não é curado se torna um foco de infecção no organismo do paciente. O perigo está no fato de que a infecção pode cair na corrente sanguínea e o paciente pode ter sérios problemas sistêmicos, como o entupimento das válvulas cardíacas potencializando um infarto ou mesmo um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A endodontia feita pelo dentista para tratamento de canal pode ser feita em apenas uma sessão. No entanto, se houver complicações, esse número pode aumentar. Não são necessários muitos cuidados após o procedimento, apenas evitar a mastigação em cima daquele dente afetado, para que ele fique em repouso.