Dentista que cuida da gengiva
Dentista que cuida da gengiva é o profissional especialista nas chamadas doenças periodontais, sendo a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.
O sinal mais característico que a pessoa precisa procurar um dentista que cuida da gengiva é o sangramento, mas deve-se estar atento também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço, por exemplo.
Necessidade de dentista que cuida da gengiva
A doença nesta região é provocada por uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, conhecido como bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.
A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista. Confira os principais conselhos dos especialistas:
- Escovar os dentes três vezes ao dia, após as refeições e antes de dormir;
- Escolher a escova de dente apropriada;
- Trocar a escova a cada quatro meses;
- Usar o fio dental todos os dias para remover os restos de alimentos não alcançados pela escova;
- Ter uma dieta balanceada;
- Visitar o dentista a cada seis meses.
O dentista que cuida da gengiva realiza o tratamento do problema com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.
A doença periodontal pode deixar, como sequelas, alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.
Acesso ao dentista que cuida da gengiva
O paciente que precisa de dentista que cuida da gengiva e deixa de fazê-lo pelo preço cobrado em uma consulta particular pode resolver o problema contratando um plano odontológico. O tratamento das doenças da gengiva estará coberto pelas empresas que operam no setor.
A vantagem de agendar consulta com o dentista via convênio é que com o pagamento de uma mensalidade pode se ter acesso a uma série de serviços previstos em contrato sem gastar a mais por isso. O titular pode ainda contemplar dependentes como esposa (o), filhos e até mesmo os pais em algumas circunstâncias.
Deixar de procurar o dentista que cuida da gengiva pode trazer muitos problemas para a saúde da pessoa. A gengivite pode evoluir para condições mais sérias. A placa bacteriana não removida do organismo pode cair na corrente sanguínea, resultando até em entupimento das válvulas cardíacas, potencializando um infarto ou mesmo acidente vascular cerebral. Por isso a pessoa deve agendar o atendimento com o dentista que cuida da gengiva, pois ele é um profissional habilitado para resolver este e outros problemas envolvendo a saúde bucal do paciente.